SME iniciou Curso de Formação de gestores e educadores para Educação Inclusiva

SME iniciou Curso de Formação de gestores e educadores para Educação Inclusiva

Educação Inclusiva “Direito à Diversidade”, é o programa do Curso de Formação de Gestores e Educadores que iniciou ontem no auditório da Faculdade de Odontologia da UPF. Mais um evento educacional organizado pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), tendo como público alvo, gestores e educadores de 20 municípios da região de Passo Fundo, considerada pólo.

As atividades pretendem até sexta-feira (25), difundir a política de construção de sistemas educacionais inclusivos, apoiando o processo de implantação e consolidação do Programa de Educação Inclusiva “Direito à Diversidade”.

Segundo o secretário municipal de educação, Alcides Guareschi, a realidade mostra a existência de crianças que não recebem benefícios por serem especiais, “precisamos ter uma educação igualitária e solidária, e o ponto de partida é o conhecimento da realidade”. Guareschi também salientou a consciência que os professores estão tomando por sentirem-se comprometidos com a educação.

O prefeito municipal em exercício, Adirbal Corralo, frisou que o assunto do curso é um tema novo, mas um antigo problema, “vamos preparar gestores e educadores à altura; nossa cidade é referência em educação e saúde”.

“Concepções, Princípios e Diretrizes de um Sistema Educacional Inclusivo”, foi o tema abordado pela professora mestra, Rosana Maria Gessinger.

“Muitas vezes, existe um entendimento que escola inclusiva é aquela que aceita alunos com deficiência. Vai além disso, é um educandário de qualidade para todos, modificando-se para acolher as diferenças dos educandos”. Para Rosana, inclusão é um assunto complicado, não se pode falar em escola inclusiva sem conversar sobre mudanças, “é preciso reformular o sistema educacional”.

No turno da tarde, foi a vez do educador mestre, Francisco Dutra do Santos Junior, argumentar o tema “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade/programa: histórico, perspectivas e compromisso”. Logo após, a especialista em Saúde Mental, Renata Cristina Rocha da Silva, encerrou os encontro do dia 23, conversando com os presentes sobre: “Tecnologia Assistiva apoiando a inclusão escolar, um trabalho em equipe”.

O promotor de justiça, Edegar Oliveira Garcia, palestra hoje para os gestores e educandos sobre “Orientações e Marcos Legais para a Inclusão”.Além de três plenárias para relato de experiências, os participantes também assistirão o filme “Simples como Amar”.


Estão participando gestores e educadores de 20 municípios da região.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 23 de novembro de 2005.