Programa Alfabetiza Rio Grande inicia em Passo Fundo

Programa Alfabetiza Rio Grande inicia em Passo Fundo

Terça-feira, 30, iniciaram as aulas do Programa Alfabetiza Rio Grande na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dyógenes Martins Pinto, através do convênio assinado entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE), para Educação de Jovens a Adultos (EJA).

Nesta primeira etapa, serão ministradas aulas de 1ª a 4ª série, nas terças, quartas, e quintas à noite. Segundo a diretora da escola, professora Silvana Maira Rosa, o objetivo é melhorar a qualidade de vida da comunidade. São 44 alunos já matriculados, e ainda existem vagas. “A alfabetização faz parte do programa; a quem não sabe ler e escrever, também será oportunizado”, salienta a educadora.

Servente da escola Dyógenes há 3 anos, a moradora do Bairro Xangrilá, Joselaine Frasão, tem o 1° grau incompleto e através do Programa, pretende terminar os estudos para conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho. “Tenho que sustentar minha filha, mas ganho muito pouco. Às vezes, o dinheiro dá somente para a comida, faltando para o pagamento da conta da água e de luz”, Conta Joselaine.

A coordenadora da 7ª CRE, Marivone Casteli, explicou aos presentes as funções do estado e do município no projeto. Ressaltando que: “agora é com vocês”, referindo-se aos alunos.

Para o secretário municipal de educação, Elydo Alcides Guareschi, “ é preocupante o elevado número de analfabetos jovens e adultos no município”, segundo ele, este projeto é uma proposta ao problema.

Os interessados ainda podem se inscrever levando um documento nas terças, quartas e quintas a partir das 19 horas nas dependências da escola, localizada na Rua Coronel Bicaco, n° 850, Bairro Professor Schisler. No ano de 2006 o programa será ampliado com novas turmas.


Os alunos foram homenageados pelas crianças do Coral das Escolas Municipais.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 31 de agosto de 2005.