SME de Passo Fundo na Jornada de Literatura
A Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), contou com a participação de seus professores e alunos na 11ª Jornada Nacional de Literatura e na 3ª Jornadinha Nacional de Literatura.
Um dos grandes momentos para a educação pública municipal, após intensa preparação dos educandários e da SME, 510 professores e 1.371 alunos participaram no evento literário. Sob o tema ";Diversidade Cultural: o diálogo das diferenças";, os educadores se envolveram intensamente com as atividades.
A professora Jaquelini Timm, da Escola Municipal Senador Pasqualini, ressaltou a importância da Jornada para seu crescimento pedagógico, e do trabalho desenvolvido há vários meses com os alunos dentro da sala de aula. “Na Jornadinha, as crianças conheceram os autores das obras lidas e discutidas na escola”, salienta a educadora.
Para Cândida Rosa Zanon Pereira, professora da Escola Municipal Santo Antônio, alunos e professores saíram lucrando com um evento deste porte em Passo Fundo. “Com isso o gosto da comunidade pela leitura, só tende a aumentar”, falou a professora.
Os educadores também elogiaram o dinamismo e a organização das oficinas literárias da Jornadinha, divididas em quatro lonas coloridas, de acordo com a cor da mochilas distribuídas às crianças, facilitando a entrada e o cuidado com elas.
Jornadinha encantou os pequenos.
As crianças do Sistema Municipal de Ensino, inseridos na 3ª Jornadinha Nacional de Literatura, fizeram parte do maior evento infanto-juvenil do Brasil, somados a 12 mil alunos de todo o estado.
Todo o quadro efetivo da SME, que atende na sua maioria, alunos carentes, que não têm oportunidade de participar de grandes eventos, viram o ótimo resultado nos rostos dos pequenos, encantados com os espetáculos de sons, ritmos e cores.
Edines Carolina Pedro (7), aluna da 2ª série da Senador Pasqualini, gostou do autor Daniel Munduruku e de Ana Maria Machado. “Estar com toda minha turma do colégio conhecendo os escritores famosos, foi um dos momentos mais felizes da minha vida”, disse Edines.
A educadora Taís Núncio, da Escola São Luiz Gonzaga, gostou da dinâmica do escritor Ricardo de Cunha Lima. “Ele contava poesias, histórias e brincava com as crianças, prendendo a atenção de todas”, comentou a professora Taís.
As crianças foram acompanhadas por seus professores.
O frio não atrapalhou os alunos das escolas municipais na Jornadinha.