Município organiza transporte escolar

A Secretaria Municipal de Educação está trabalhando dados sobre o quadro de necessidades para o transporte escolar. “Por via das dúvidas, desde o dia 21 estamos fazendo o transporte escolar servindo alunos da cidade e interior. Esse é o fato positivo”, avaliou o secretário Alcides Guareschi. O deslocamento dos alunos por conta da prefeitura é feito mediante terceirização do transporte, suprindo as necessidades iniciais de aproximadamente 5.300 alunos. O município de Passo Fundo assumiu também o transporte dos alunos da rede estadual no interior. Na cidade são transportados com os serviços dos ônibus da Codepas 1.072 alunos do estado e 901 do município, além de 13 da APAE. São utilizados cinco carros que totalizam 698 quilômetros percorridos por dia de serviço.

O transporte no interior é feito por empresas terceirizadas. São 14 empresas que cumprem 30 linhas e são remuneradas por quilômetro rodado. O percurso totaliza 4.386Km/dia de transporte. Dos 5.282 alunos da cidade e interior, transportados pelo município, 1.897 são do estado e 1.266 da rede municipal, mais 77 da classe especial e 56 da Apae.

Ajustamentos

O secretário Alcides Guareschi, da SME, ponderou que “é relevante o transporte de alunos, em convênio com o estado. É mecanismo que qualifica a educação”, sintetizou o secretário.

Para tanto, a SME está acompanhando o funcionamento do sistema nos seus primeiros dias, para os devidos ajustamentos diante da realidade, e citou três fatores influentes nos ajustes: O fato de as famílias mudarem de residência; o fator emprego que obriga a mudanças de moradia para bairros diversos da sede escolar; e o fator do deslocamento de pessoas do interior para a cidade, fator constatado como efeito da longa estiagem que atinge nosso interior. Com novos fatores concorrendo, houve mudança na clientela. Por isso o transporte escolar deve moldar-se aos demais ajustes para que se possa avaliar a falta de ônibus. Ao mesmo tempo a secretaria estuda a solução para falta de vagas em algumas escolas, ou ampliação de outros estabelecimentos, o que se resolverá num prazo de vinte dias, possivelmente com a locação de imóvel para funcionamento de escola. Como é o caso que está sendo discutido na vila a Donária.

Quanto aos aspectos de segurança no transporte dos alunos, a responsabilidade é dos transportadores. A Secretaria da Educação, no entanto, desenvolveu treinamento de monitores que acompanham o ônibus para os cuidados diretamente com as crianças. Essas monitoras estarão presentes em todas as viagens de transporte de alunos. Serão reavaliados também os critérios a respeito de quem deva ser transportado pelo sistema. Quanto aos cuidados de segurança nos coletivos, o presidente da Codepas, Claudemir Bragagnolo disse que foram determinadas providências para a manutenção dos coletivos. Os ônibus mais antigos foram revisados, Até o momento os coletivos não eram dotados de cinto de segurança, que já estão sendo instalados.

A Secretaria dos Serviços Urbanos faz as vistorias avaliando as condições dos veículos. O secretário José Eurides de Moraes, diz que está encaminhando procedimento a fim de estabelecer exigência de engenheiro mecânico que seja responsável pelos laudos técnicos de segurança nos veículos de transporte escolar. Todas essas medidas estão sendo implementadas com a finalidade de oferecer maior garantia ao transporte coletivo escolar.

Azulão, antes era sem o cinto de segurança.

Codepas está instalando cintos para o transporte escolar.

Atualizado em 8 de março de 2005.