Espaços homenageiam escritores

Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector são os homenageados

Em 2017, a Jornada Nacional de Literatura, que sempre teve como característica principal dialogar com a atualidade, se abre também para homenagear a tradição. E quem passa pela estrutura onde acontecem a 16ª Jornada e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura pode reviver um pouco da trajetória e das obras que marcaram as carreiras de quatro grandes escritores brasileiros: Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector.   

A principal homenagem a esses escritores está nos espaços que compõem a estrutura da Jornada, que, nesta edição, foram batizados de Espaço Lendas Brasileiras, Clarice Lispector, Espaço Drummond, Espaço Suassuna e Espaço Moacyr Scliar.
Reservado às atividades da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, o Espaço Lendas Brasileiras - Clarice Lispector é composto por quatro tendas com nomes alusivos às personagens de lendas brasileiras transcritas por Clarice Lispector na obra “Como nasceram as estrelas” (1987): Tenda Yara, Tenda Malazarte, Tenda Negrinho do Pastoreio e Tenda Curupira.

O Espaço Drummond é composto por livrarias e setores da imprensa, ambiente de sessões de autógrafos e estandes de patrocinadores, em um complexo que homenageia o poeta. A frente do complexo, com acesso aos demais ambientes, é chamada de Passo Itabira (alusão a Passo Fundo e à cidade de nascimento de Drummond).

O Espaço Suassuna, na grande lona, com capacidade para 2 mil pessoas, é uma homenagem a Ariano Suassuna. A entrada do circo tem nomenclatura associada à obra do autor, o que também ocorre com o palco, chamado Palco da Compadecida.

Já o Espaço Moacyr Scliar, no Centro de Eventos da UPF, abriga as exposições da Jornada e da Jornadinha. A entrada do Centro de Eventos também tem nomenclatura associada à obra do autor, bem como o hall de entrada, chamado Hall dos Centauros.

A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon, da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS, do Sesi e da Coleurb; patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz; com a parceria cultural do Sesc; financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura.

Por: Assessoria de Imprensa UPF
(Fotos: Gelsoli Casagrand)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 2 de outubro de 2017.