Passo Fundo recebe peça Verdades Inventadas em outubro

A força do feminino e a ruptura de padrões em busca de uma constante metamorfose do mundo criam histórias notáveis. É sobre isso que fala a peça teatral “Verdades Inventadas – cinco mulheres numa jornada rumo à verdade” ao apresentar Coco Chanel, Virgínia Woolf, Frida Kahlo, Clarice Lispector e Camille Claudel e suas histórias de vida. A peça estará em cartaz no dia 11 de outubro, às 20h, no Auditório da Faculdade de Odontologia da UPF. Toda a comunidade está convidada a participar do espaço de diálogo para a arte, literatura, psicologia e psicanálise.
A iniciativa é organizada pelo projeto Literatura em Diálogo, em uma parceria da Prefeitura de Passo Fundo e da Universidade de Passo Fundo (UPF), e pela Clínica de Estudos, Prevenção e Acompanhamento à Violência (Cepavi), da UPF.
A coordenadora do projeto, a professora Dra. Ivânia Campigotto Aquino, ressalta que “a peça vem apresentar um texto instigante, num espetáculo que privilegia o diálogo sobre totalidades da vida, conduzindo o público à reflexão acerca de questões fundamentais da existência, as quais, comumente, geram conflitos internos. Da literatura para o teatro, o diálogo se consolida, no palco, por procedimentos e operações característicos do processo de criação artística. É um evento muito expressivo e sensível”.
Dilemas, dor, sofrimento psíquico, sobrevivência e transformação pela arte e criatividade movem e dão o tom para a peça, uma produção da escritora Luiza Moura, formada em Comunicação Social e Psicanálise. O enredo retrata em forma de diálogo a trajetória destas cinco mulheres, trazendo questões importantes como: abandono, trauma, institucionalização em asilos, orfanatos, hospícios, adoecimento psíquico, suicídio, entre outros temas.
Outro diferencial da peça é o elenco. As mulheres que apresentam a peça não são atrizes de profissão, são psicólogas, psicanalistas, escritoras, organizadoras de eventos nacionais e internacionais sobre o pensamento vivo da teoria winnicottiana, do pediatra e psicanalista Donald Woods Winnicott. O grupo propõe um pensar criativo sobre a psicanálise contemporânea, com uma reflexão sobre o sofrimento psíquico, enaltecendo o poder curativo e transformador da literatura e da arte.
Um projeto para a leitura de clássicos
O Literatura em Diálogo é uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Passo Fundo, através do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal Arno Viuniski, e pela Universidade de Passo Fundo, através do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Programa Ensino e Inovação do IFCH/UPF.
O projeto propõe dois eixos: a leitura e a discussão de obras clássicas da literatura no ambiente escolar de todas as escolas de Passo Fundo e região, sendo voltado para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio; e a inclusão da comunidade para incentivar a leitura e a formação do leitor.
Inscrições
As inscrições já podem ser feitas pelo site da Universidade de Passo Fundo (UPF), na seção Eventos: https://secure.upf.br/eventos/eventos/250.