Oficinas da Jornada: leitura e criatividade

Público inscrito na Jornada poderá participar de oficinas voltadas ao ensino e à aprendizagem

Além dos encontros que ocorrerão no palco de debates, no Espaço Suassuna, a programação da 16ª Jornada Nacional de Literatura, que acontece de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS, também promete oportunizar momentos de formação. Neste ano, os inscritos também terão a opção de participar de diferentes oficinas com o objetivo de vivenciar novas experiências especialmente voltadas ao ensino da leitura e da criatividade. 

De acordo com uma das coordenadoras das Jornadas Literárias, Fabiane Verardi Burlamaque, a ideia é que os professores possam experienciar temáticas relevantes para sua prática docente. “Pensamos numa forma de instrumentalizar o professor tendo como base a questão da leitura, da forma como ela pode ser trabalhada na escola, proporcionando uma vivência dessas questões em um ambiente em que ele seja protagonista dessas oficinas”, destacou. Para o professor Miguel Rettenmaier, também da coordenação das Jornadas, as oficinas associam às dinâmicas de formação os termos desafio, criatividade e aprendizagem. ";Elas atuam como forma de mediar, de maneiras renovadas, o contato entre os sujeitos e as  distintas manifestações artísticas, sobretudo a literária”, lembrou. 

Ainda segundo a coordenadora, a ideia de diminuir a programação no palco principal, concentrando as atividades exclusivamente no turno da noite, teve o propósito de proporcionar ao público, especialmente aos professores, outras possibilidades.  “Esse novo formato beneficia aquele professor que está em sala de aula, que quer apropriar-se de outras modalidades de ensino da leitura, da criatividade, ou aquela pessoa que queira vivenciar uma oficina na sua área de atuação ou interesse. Estamos atendendo a uma demanda do próprio público”, comentou. 
As oficinas serão oferecidas no período da Jornada, no turno da tarde. Para participar, os interessados devem escolher, no momento da inscrição, de quais oficinas desejam participar, pelo site www.upf.br/16jornada. 

Inscrições abertas 
A 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura são promovidas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Os eventos contam com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Ambev, da Companhia Zaffari & Bourbon,  da Ipiranga, da Panvel, da SulGás, da Triway e da TechDEC; com o apoio cultural da BSBIOS e do Sesi, patrocínio promocional da Capes, da Fapergs, da Italac e da Oniz; com a parceria cultural do Sesc; financiamento do Governo do Estado – Secretaria da Cultura – Pró-cultura RS LIC e realização do Ministério da Cultura. 

As inscrições para a Jornada estão abertas e são limitadas. Para a Jornada, o público pode se inscrever tanto para o evento completo quanto para apenas uma das noites. Os interessados devem se inscrever no portal www.upf.br/16jornada. A programação completa também está disponível no site da Jornada. Informações podem ser obtidas pelo e-mail jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.

Confira as oficinas que serão oferecidas durante a 16ª Jornada:

Oficina Os desafios da inclusão na escola

Período: 3 a 6 de outubro de 2017
Horário: das 14h às 17h30min
Local: Auditório da Biblioteca Central (prédio C1) – Campus I - UPF
Ministrantes: Dário Aguirre e Karla Negry
Coordenação: Diego Rodrigues – Saes UPF

Oficina Aprendizagem Criativa - Faber-Castell
Período: 6 de outubro de 2017
Horário: das 14h às 17h30min
Local: Auditório da Feac (prédio B6) – Campus I - UPF  
Ministrante: Lourdes Atié

Oficina de desenho e narrativa - Sesc
Período: 2 a 6 de outubro de 2017
Horário: das 14h às 17h30min
Local: Faculdade de Direito – Campus I - UPF
Ministrante: Rafael Coutinho
Resumo: O foco dos encontros será a experimentação de diferentes formas de se contar uma história, usando conversas, diálogos entre os alunos, jogos narrativos e o espaço ao redor. O objetivo é simples: desbravar juntos novas formas de se entender histórias em quadrinhos, tirando do jogo narrativo a obrigação do traço educado, bem como a necessidade de linearidade, começo, meio e fim, o virtuosismo, a busca por um estilo maduro. O objetivo é sair com um grupo de exercícios que dialogue intimamente entre si, respeitando o limite e potencial de todos os envolvidos. Aproximar os quadrinhos e a narrativa da vida das pessoas, redefinindo sua utilidade enquanto ferramenta de expressão livre.

Oficina de Introdução à Leitura e Criação Poéticas - Sesc
Período: 2 a 6 de outubro de 2017
Horário: das 14h às 17h30min
Local: Faculdade de Direito – Campus I - UPF
Ministrante: Suzana Vargas
Resumo: A oficina de poesia trabalhará as múltiplas formas de ler e escrever poesia utilizando autores clássicos e contemporâneos. A poesia é um gênero? Um estilo? Um estado de espírito? De que recursos dispõe o poeta? Quais as diferenças fundamentais que existem entre prosa e poesia? Leituras diversas, exercícios de criação, roda crítica e a produção de um minilivro coletivo fazem parte das atividades propostas.

Oficina Encantos com autores e personagens: possibilidade de aprendizagem com recursos didáticos - PlayMais®
Período: 4 a 5 de outubro de 2017
Horário: das 14h às 17h30min
Local: Faculdade de Direito – Campus I - UPF
Ministrante: Marta Chaves (UEM)
Resumo: O Recurso Didático PlayMais foi desenvolvido na Alemanha há quase vinte anos, estando presente em 25 países, desde a Europa até os Estados Unidos da América. É um recurso que atende aos mais avançados conceitos ambientais, de sustentabilidade e segurança para nossos escolares, sendo desenvolvido a partir da sêmola de milho. É biodegradável, atóxico e utiliza corantes comestíveis. Quando umedecidas e unidas, tornam-se as mais variadas composições, que pode ser maquetes, murais e painéis. O que para as crianças de diferentes idades, e porque não dizer adultos também, é expressão de um brinquedo em razão de suas cores e formas. Para os profissionais que atuam nos espaços educativos direta ou indiretamente, configura no que há de mais avançado em termos de Recurso Didático.

Oficina para compreender os textos literários: o ensino de estratégias de leitura com livros infantis
Período: 4 a 6 de outubro de 2017
Horário: das 14h às 17h30min
Local: Faculdade de Direito – Campus I - UPF
Ministrante: Renata Junqueira (Unesp/Presidente Prudente)
Resumo: Este minicurso tem como objetivo apresentar a metodologia proposta por Souza e Girotto (2010) sobre as estratégias de compreensão leitora.  As autoras propõem o ensino de estratégias de leitura com base na metodologia norte-americana com origens na metacognição aplicadas em textos de literatura infantil e juvenil. As estratégias propostas são as seguintes: conexões, inferência, visualização, questionamento, síntese e sumarização. Tal metodologia permite a utilização de diversos tipos de textos. Nesse workshop, utilizarão o texto literário pelo fato de possuir um campo que gera grande liberdade para quem lê e ainda amplia o conhecimento prévio de seus leitores.

Oficina (Des)Encontros com a literatura na pequena infância
Período: 4 a 6 de outubro de 2017
Horário: das 14h às 17h30min
Local: Faculdade de Direito – Campus I - UPF
Ministrante: Cyntia Girotto (Unesp/Marília)
Resumo: A proposta deste minicurso é ressignifcar a valoração sobre a formação de crianças leitoras, desde a mais tenra idade, mediante o acesso direto e mediado  (1) ao livro, como objeto da cultura humana e portador de modos, usos e funções e (2) às atividades de leitura literária, bem como (3) compreender as relações com o trabalho pedagógico dirigidos à humanização das crianças via literatura infantil.   Esse minicurso conclama professores da EI a repensar aspectos do papel do professor como mediador da leitura literária e da escola como um lugar privilegiado, em que as relações com a cultura escrita e com a literatura infantil se estabelecem.

Oficina Educação Literária: o trabalho com o poema em sala de aula
Período: 4 a 6 de outubro de 2017
Horário: das 14h às 17h30min
Local: Faculdade de Direito – Campus I - UPF
Ministrante: Maria Amélia Dalvi (UFES)
Resumo: Nesta oficina, serão abordadas noções do materialismo histórico-dialético, da psicologia histórico-cultural e da filosofia enunciativo-discursiva da linguagem e elaborando conjuntamente possíveis desdobramentos para a educação literária em contexto escolar. A partir da leitura e da discussão de poemas e temas de Carlos Drummond de Andrade, as ministrantes irão propor possibilidades pedagógicas que problematizem as perspectivas que intentam reduzir a atividade de leitura a um corpo claramente definido, organizado e sistematizado de momentos e procedimentos. A ideia será recuperar a leitura de poemas como uma atividade de linguagem, e, portanto, uma atividade intrinsecamente social, e, com isso, os professores se dedicarão a extrapolar o foco na dimensão estritamente (meta) cognitiva da formação de leitores.

Por: Assessoria de Imprensa UPF
(Foto: Divulgação)


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Atualizado em 27 de setembro de 2017.