Alunos debateram “Alice no Espelho”, que é o Livro do Mês de maio

Falar sobre transtornos alimentares nem sempre é fácil, principalmente entre jovens. É com a proposta de conversar sobre esta temática que a autora Laura Bergallo escreveu a obra “Alice no Espelho”, que é o Livro do Mês de maio. Na manhã dessa terça-feira (30), alunos das escolas municipais participaram do encontro no Teatro do Sesc.
Estiveram presentes as escolas municipais de ensino fundamental Leão Nunes de Castro, Senador Pasqualini, Benoni Rosado e Escola do Hoje. Para a coordenadora da Universidade Popular da Secretaria de Educação, que conta com o Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, Márcia Leida, o tema que o livro traz é muito importante atualmente. “Nossos jovens precisam ter acesso a essa leitura para ter um conhecimento mais amplo da realidade e também para, em um momento de necessidade, buscarem ajuda. A literatura traz de uma maneira mais leve e de aproximação tudo o que está ligado a este universo”, disse ela.
Lançada pela editora Edições SM, pela Coleção Muriqui, a obra de Laura traz um debate sobre ditadura estética, tema presente no dia a dia dos jovens. Por isso, as consequências dos modelos impostos, como os transtornos alimentares, são abordadas. Laura chama a atenção para o alto número de jovens que passam por transtornos alimentares e muitas vezes acabem levando isso para a vida adulta. “Trabalhei muito com publicações médicas durante um tempo da minha vida e foi ali que surgiu a ideia para tratar sobre o assunto”, comentou ela ao falar sobre a mudança dos padrões do que é considerado como um modelo de corpo através das décadas.
O último seminário acontecerá nesta quarta-feira (31), a partir das 9h, no Teatro do Sesc, para alunos e professores da rede estadual e particular de ensino e comunidade em geral.
A obra
Ganhador do Prêmio Jabuti 2007 na categoria livro juvenil e selecionado para o catálogo da 44ª Feira de Bolonha (Itália), “Alice no Espelho” trata com delicadeza de um tema muito atual no universo dos jovens: a ditadura estética e suas consequências, como os transtornos alimentares, cada vez mais comuns entre os adolescentes.
Alice é uma adolescente cujo pai foi embora de casa quando ela ainda era pequena. Boas lembranças ficaram, entretanto. Como a leitura das obras de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho, que o pai lia pra ela todas as noites antes de dormir. Agora, aos 15 anos, sem entender a ausência do pai e obcecada por aparência e magreza, Alice acaba por contrair anorexia e bulimia, chegando ao ponto de ser internada inconsciente.
Autora
Laura nasceu no Rio de Janeiro, além de escritora, é jornalista, publicitária e editora de publicações científicas. Já conta com 23 livros publicados (inclusive na França e nos EUA). Seu livro “A Criatura” recebeu o Prêmio Adolfo Aizen/2006, da União Brasileira de Escritores, como melhor livro juvenil dos anos de 2004/2005. Já “Alice no espelho” ganhou o Prêmio Jabuti-2007 na categoria livro juvenil e foi selecionado para a Bologna Children’s Book Fair 2007. Por “Operação Buraco de Minhoca”, fez parte do Programa Mais Cultura, do Governo Federal e da Biblioteca Nacional, para distribuição em bibliotecas e pontos de leitura brasileiros, e pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola 2011 (PNBE 2011), para distribuição nas escolas federais, estaduais e municipais de todo o país. “Jogo da Memória” foi selecionado para a Bologna's Children Book Fair 2011, recebeu o selo Altamente Recomendável da FNLIJ (2011) e foi escolhido pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola 2013 (PNBE 2013). Por fim, “O Fazedor de Borboletas” foi selecionado para a Bologna's Children Book Fair 2014.
Nas páginas da leitura
O Livro do Mês é um projeto da Universidade de Passo Fundo em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. A iniciativa conta com apoio do SESC Passo Fundo e das editoras responsáveis pela publicação dos livros que compõe o projeto. A realização do Livro do Mês busca consolidar o processo de formação de leitores, oferecendo aos alunos a oportunidade de ler um livro, debatê-lo com o autor presente e apropriar-se das ideias emergentes das discussões, desenvolvendo atitudes positivas em relação à leitura.