Seja um agente de leitura das Jornadas Literárias

Agentes de leitura serão multiplicadores da leitura literária em cada escola

A organização das Jornadas Literárias dá início, neste mês de maio, à preparação de professores para atuar como multiplicadores de leitura nas escolas durante as ações da Pré-Jornada e da Pré-Jornadinha, que é o período de leitura e análise das obras dos autores que participarão da 16ª Jornada e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, que acontecem de 2 a 6 de outubro, em Passo Fundo/RS. A ideia é formar “agentes de leitura”, que mobilizarão e planejarão a leitura literária em cada instituição de ensino durante os meses que antecedem a Jornada e a Jornadinha.

Os agentes serão formados nas ações da Jornada e, posteriormente, certificados, em um processo permanente de fortalecimento das ações de leitura. O curso é gratuito e as inscrições são destinadas a professores representantes de escolas. O curso será de 40h e ocorrerá nas modalidades presencial e on-line, com difusão e aplicação de materiais produzidos pela organização das Jornadas Literárias nas demandas dos agentes de leitura.

As inscrições para quem deseja atuar como agente de leitura e participar do curso de formação devem ser feitas até o dia 30 de maio. O curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, ocorrerá no dia 31 de maio, no auditório da Biblioteca Central da UPF, Campus I. Estão sendo oferecidos dois horários para a realização do curso: às 14h ou às 19h. Os professores deverão optar por um dos encontros. As inscrições devem ser efetuadas no site www.upf.br/agenda, em Inscrições para Eventos, e escolha o evento “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura” (https://secure.upf.br/eventos/eventos/181).

Importância de ser um agente de leitura
Entre os objetivos da ação está o de envolver alunos e professores no projeto das Jornadas Literárias, cujo propósito é incentivar a leitura, o encontro de leitores, escritores, artistas, pesquisadores, professores, educadores, alunos, intelectuais e comunidade leitora. “Nesse contexto de jornalização, o projeto visa envolver a comunidade, em especial, os professores, nas ações da Jornada de Literatura. Precisamos que as pessoas sejam parceiras da Jornada, como se fossem ‘embaixadoras’ dessa movimentação cultural”, ressaltou um dos coordenadores da Jornada, professor Miguel Rettenmaier.

Por: Assessoria de Imprensa UPF
(Foto: Pedro Henrique Coppini/Arquivo UPF)

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Atualizado em 23 de maio de 2017.