A partir de agora os alunos que participarão do programa terão encontros semanais nas terças-feiras

Encontrar novos talentos da escrita e formar leitores são os principais objetivos do Projeto Identificando Talentos, idealizado pela Academia Passo-Fundense de Letras (APL) e pela Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Educação. A iniciativa, que começou no ano passado e teve como resultado a publicação de um livro, começou nesta segunda-feira, dia 10 de abril, as atividades da segunda turma. A partir de agora os alunos que participarão do programa terão encontros semanais nas terças-feiras, das 14h às 16h.
O Projeto Identificando Talentos também busca uma maior aproximação entre a APL e as escolas, no sentido de identificar e capacitar jovens talentos na produção literária. Dessa forma, o projeto é desenvolvido através de um concurso literário a partir de temas, autores ou obras literárias, com a mediação da APL, destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e tendo como responsáveis os professores que atuam na disciplina de Língua Portuguesa.
A partir disso, cada escola seleciona um aluno para participar de oficinas de produção literária conduzidas pela Academia. Da produção resultante das oficinas, são indicados os melhores trabalhos por categoria a serem premiados em uma sessão solene com a distinção (certificado) de membro da Academia Passo-Fundese de Letras Mirim. Durante a culminância do projeto, os trabalhos resultantes do projeto são expostos no hall de entrada da APL. No ano passado foram escolhidos quatro acadêmicos mirins. Ao final deste ano de trabalho, novos membros devem ser selecionados para este grupo.
(Foto: Glenda Vívian)