Inscrições para a Jornada iniciam no dia 10 de abril

A abertura da 16ª Jornada Nacional de Literatura será no dia 2 de outubro, às 19h30min. As conferências serão realizadas, nesta edição, durante o turno da noite no Palco de Debates, denominado Palco da Compadecida, no Espaço Suassuna. Entre os escritores confirmados, estão Affonso Romano de Sant'Anna, Conceição Evaristo, Julián Fuks, Laerte Coutinho, Marina Colasanti, Mário Corso, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel e Zeca Camargo. As inscrições para a Jornada iniciam no dia 10 de abril.
Nesta edição, não haverá um tema principal norteando a Jornada. O Palco de Debates receberá várias temáticas. “As Jornadas Literárias sempre dialogaram com um contexto atual. Não teremos um foco específico, mas várias temáticas atuais”, revelou o coordenador da Jornada Miguel Rettenmaier.
A primeira conferência do Espaço Ariano Suassuna será na noite do dia 3 de outubro (terça-feira), com o tema “Literatura e imagem: além dos limites do real”, num conceito plural de leitura. “Os códigos a serem discutidos, analisados e contemplados na Jornada estão além do limite verbal, por isso, uma temática que coloque a literatura e a imagem além dos limites do real”, salientou Rettenmaier.
No dia 4 de outubro (quarta-feira), o público poderá conferir o debate “Centauro, pedra, rosa e estrela: Scliar, Suassuna, Drummond, Clarice”. A mesa terá como tema os quatro autores homenageados da Jornada e que dão nome aos espaços dessa movimentação cultural.
“Por elas: a arte canta a igualdade” será o tema do dia 5 de outubro (quinta-feira). “É um tema extremamente atual e o interesse em dialogar sobre ele é compartilhado por uma série de instituições no mundo inteiro. A Jornada se integra na tendência de discutir a posição da mulher em uma sociedade evidentemente desigual”, comentou Rettenmaier.
E no último dia, 6 de outubro (sexta-feira), o debate abordará “Monstros e outros medos colecionáveis”. “Estamos vivendo um momento de crise, que aponta para uma série de receios, desde os temores existenciais aos medos que se encontram nos campos sociopolíticos e culturais”, pontuou o coordenador da Jornada.
Participam da Jornada professores da educação básica das redes pública e privada de ensino, professores universitários, acadêmicos e leitores em geral. Além das conferências, a programação engloba o “Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura, Literatura e Linguagens”, workshops e grupos de pesquisa, atividades previstas para os turnos da tarde.
Também acontecerão exposições de arte e mostra de fotografia em diferentes espaços culturais da cidade, sessões de autógrafos, lançamentos de livros e feira do livro no Espaço Drummond. Outras atividades paralelas também estão previstas nas ações de jornalização da cidade por meio do “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e o “Caminho das artes”.
As Jornadas Literárias são realizadas pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Prefeitura de Passo Fundo. A 16ª edição conta com os patrocínios do Banrisul, da Corsan, da Companhia Zaffari e do Bourbon e com o apoio do Ministério da Cultura, além da parceria cultural do Sesc, dentre outras empresas e órgãos. Informações sobre a programação completa podem ser obtidas no portal www.upf.br/16jornada, pelo e-mail: jornada@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8368.
Inscrições
Serão disponibilizadas duas mil inscrições para a 16ª Jornada Nacional de Literatura. As inscrições devem ser feitas no site da Jornada (www.upf.br/16jornada), a partir do dia 10 de abril de 2017 e se estendem até o preenchimento das vagas.
Pré-Jornada e Pré-Jornadinha
A Pré-jornada e a Pré-Jornadinha acontecem nos meses que antecedem a Jornada e a Jornadinha por meio de encontros que promovem a movimentação cultural de grupos interdisciplinares de leitura para análise e interpretação das obras literárias, cujos autores participarão da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. Em 2017, a Pré-Jornada estará associada também ao trânsito dos leitores pela cidade de Passo Fundo. A Pré-Jornadinha contará com a participação de professores da UPF, da Prefeitura de Passo Fundo e da 7ª Coordenadoria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, que atuarão como mediadores do conhecimento, auxiliando no desenvolvimento das atividades propostas no material de apoio que será constituído de atividades em meio digital, elaboradas para aplicação em salas de aula, na conexão via computadores e mobiles.
Por: Assessoria de Imprensa
(Foto: Arquivo/Jornadas Literárias)