Promover a inclusão social de crianças e adolescentes com atividades de preservação do meio ambiente é o objetivo do projeto “Patrulheiro Ambiental Mirim”.

Promover a inclusão social de crianças e adolescentes com atividades de preservação do meio ambiente é o objetivo do projeto “Patrulheiro Ambiental Mirim”, que foi lançado pelo 3º Batalhão Ambiental de Passo Fundo nesta quinta-feira na Escola Municipal de Ensino Fundamental Benoni Rosado, do bairro São José. Fazem parte da ação 20 alunos da 3ª série da escola, que serão envolvidos no programa através de ações culturais, educativas e de lazer.
O comandante do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, major Eliel de Souza Roque, explicou que serão abordados nos encontros, que acontecerão periodicamente, assuntos como preservação da flora e fauna, de recursos hídricos, e correta destinação de resíduos domiciliares e de saúde. Isso, além das crianças também conhecerem a estrutura da polícia de proteção ambiental. “Nossa ideia é que eles se tornem os multiplicadores dessas ideias, levando os assuntos trabalhados no projeto para casa”, disse o major.
A diretora da Escola, professora Elizabeth de Morais, também ressaltou que é através das crianças que os conceitos sobre a preservação do meio ambiente chegam até suas famílias. Ela disse ainda, que esse projeto vem ao encontro da oficina de “Horta Escolar”, também desenvolvida na escola, só que pelo programa “Mais Educação”.
De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, esse projeto é uma semente, sendo importantíssimo espalhar as ideias de preservação do meio ambiente enquanto os alunos são pequenos. A cerimônia de lançamento do projeto contou ainda com a presença dos demais alunos da escola, pais, professores, patrulheiros ambientais do Núcleo de Educação Ambiental (NEA),e do secretário de Meio Ambiente Clóvis Alves, e do vereador Patric Cavalcanti.