Na manhã desta sexta-feira, aconteceu um dos momentos mais esperados das comemorações dos 154 de Passo Fundo, a inauguração do quiosque de leitura Roberto Zanatta.

Na manhã desta sexta-feira, dia 05 de agosto, aconteceu um dos momentos mais esperados das comemorações dos 154 anos de emancipação político administrativa do município de Passo Fundo, a inauguração do quiosque de leitura Roberto Pirovano Zanatta, na praça Antonino Xavier. Localizado no Largo da Literatura Brasileira, o espaço homenageia o pequeno escritor Roberto Pirovano Zanatta, que lamentavelmente faleceu no dia 19 de novembro de 2008, vítima de um tumor cerebral, aos 10 anos de idade.
Na presença de autoridades e de familiares e amigos do pequeno Roberto, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação (SME), e com o apoio de inúmeros colaboradores, a comunidade de Passo Fundo recebeu mais um espaço destinado à valorização da leitura. O quiosque de leitura Roberto Pirovano Zanatta conta com inúmeras obras literárias e acesso à Internet, sendo que na próxima segunda-feira, dia 08, recebe o escritor Ziraldo para o 4º Festerê Literário dos 30 anos de Jornadas Literárias.
“Mais um local apropriado para a literatura”, destacou o prefeito Airton Lângaro Dipp durante a solenidade. Ele disse também que o espaço vai servir para os familiares dos enfermos do Hospital da Cidade. Aproveitando o momento, ele falou da sua felicidade em comemorar o aniversário de Passo Fundo e do desenvolvimento do município em todos os segmentos. Sobre o pequeno escritor Roberto Zanatta, grande homenageado da semana de comemorações, Dipp enfatizou que ele deixou um legado para Passo Fundo, destacando que esse novo espaço de educação, cultura e lazer, vai incentivar outros jovens à seguirem seu mesmo caminho na área da literatura.
Já Cláudio Zanatta, pai de Roberto e representante do Instituto Roberto Pirovano Zanatta, após recitar um trecho de José Saramago, tratando da relação entre pais e filhos, exaltou que foram 10 intensos anos de convivência.“O Roberto foi um gigante mesmo na enfermidade”, destacou o pai, dizendo que o filho deixou um legado entre livros e histórias em quadrinhos, e que agora na próxima jornada, mais um livro do filho será lançado.
Em seu discurso, a coordenadora geral das Jornadas Literárias, professora Tânia Rosing, falou que o momento mostra a união de forças para o bem de uma cidade, salientando que a inauguração do quiosque é uma ação resultado de uma emoção. “Estamos homenageando o Roberto de forma digna. Ele precisa ser lembrado, enfrentou uma doença fazendo livros”, disse ela.
Também presente, a secretária de Educação, professora Vera Vieira, inteirou sobre a importância do espaço e da justa homenagem. O representante do Legislativo, vereador José Eurides, falou que o quiosque vai incentivar a juventude, já o deputado Estadual, Luciano Azevedo, além de falar sobre o pequeno Zanatta, destacou que a comunidade passo-fundense está voltando às praças da cidade em função do trabalho de revitalização que está sendo promovido pela Prefeitura Municipal nos espaços de lazer.
Passo Fundo agora está com cinco largos de literatura, projetando cada vez mais o município e a Jornada Nacional de Literatura.