Administração municipal e governo do Estado alfabetizaram 60 pessoas do bairro I
Quarta-feira, 22, foi realizada na Escola Municipal Dyógenes Martins Pinto, a solenidade de formatura das primeiras turmas de Passo Fundo, do Projeto Alfabetiza Rio Grande. O programa desenvolvido é resultado do convênio entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), e alcançou seus objetivos nessa primeira etapa. Cerca de 60 alunos, entre Jovens e Adultos, concluíram as aulas de alfabetização.
Para o prefeito municipal, Airton Lângaro Dipp, Passo Fundo precisa cada vez mais buscar a alfabetização de seus cidadãos, oferecendo, além disso, oportunidades para a continuidade do estudo, como prevê o próprio projeto. “Como agentes públicos, temos a obrigação de superar esta etapa”, disse ele. O prefeito também destacou a coragem dos formandos, que voltaram a estudar superando todas dificuldades, “vocês tem o perfil dos vencedores, foram desafiados e conseguiram”, exclamou.
Ressaltando a importância da formatura, o secretário municipal de Educação, Elydo Alcides Guareschi, citou Passo Fundo como pólo em educação, e segundo ele, todos os formandos da noite, serviram de exemplo à comunidade passo-fundense, “fico feliz pelo resultado, este projeto tende a crescer ainda mais”.
Também presente, a coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marivone Castelli, falou do esforço da comunidade do bairro Integração (Jaboticabal, Alvorada, Parque Recreio, Professor Shisler, Xangrilá, Ipiranga, Parque do Sol e Morada do Sol), para conquistar suas reivindicações. Já a diretora da escola Dyónenes, professora Silvana Maira Rosa, lembrou do início do Projeto, “um inverno rigoroso, mas que contou com a presença de todos em sala de aula”, frisou.
A Escola Dyógenes Martins Pinto está recebendo as inscrições para a próxima etapa do Projeto. Ela localiza-se na rua Coronel Bicaco, nº 850, Loteamento Professor Schisler. Mais informações pelo fone (54) 3314-8118.
Formandos sentem-se realizados
O pintor Luiz Antônio da Rosa, atualmente desempregado, parou de estudar logo aos 10 anos, “tive muitas dificuldades na minha vida, mas sempre com o sonho de aprender um pouco mais, agora, com 42 anos, consegui”, contou ele.
Para Jocelaine Frazão, funcionária da Escola, há quase quatro anos, a formatura foi motivo de orgulho. “As professoras do Projeto me incentivaram muito, estou lendo mais, além de ter aprendido a falar corretamente. Agradeço a elas”.
Todos os formandos ressaltaram sobre o desempenho das professoras, que, com muito carinho e paciência, transmitiram seus conhecimentos. As professoras do Projeto foram: Janaina de Castro Nunes, Izabel Cristina de Oliveira, Vera Lúcia Werschdet e Fernanda Teresinha Alves de Oliveira.
Os formandos ouviram o prefeito com atenção.
Eles também realizaram apresentações.
Após coquetel, as professoras serviram torta.