“Onde há vida, há mudança, a escola que não muda, não se desenvolve”, exaltou o doutor Arnaldo Nogaro, no último dia do III Seminário Municipal de Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação. O evento, sob o tema “a Escola Fazendo a Diferença”, iniciou na quinta-feira, reunindo projetos pedagógicos das 36 escola municipais de ensino fundamental, que aproveitaram o momento para expandir as ações efetivadas através de comunicações orais, pôsteres e painéis.

“Onde há vida, há mudança, a escola que não muda, não se desenvolve”, exaltou o doutor Arnaldo Nogaro, no último dia do III Seminário Municipal de Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação. O evento, sob o tema “a Escola Fazendo a Diferença”, iniciou na quinta-feira, reunindo projetos pedagógicos das 36 escola municipais de ensino fundamental, que aproveitaram o momento para expandir as ações efetivadas através de comunicações orais, pôsteres e painéis.
No primeiro dia de seminário, Nogaro, que é educador da URI, explanou, sobre a escola como uma organização viva, em contraposição às escolas com organizações formais. Oportunidade em que ele destacou que a “escola viva, é a que muda e que tem dinâmica, além de apresentar atividades diferenciadas.”
Finalizando o seminário, o educador abordou sobre a “Mudança da Cultura da Escola na Perspectiva da Aprendizagem do Aluno”, que de acordo com ele, é a grande crítica existente, pois a criança gosta de ir à escola, mas não gosta da sala de aula, por isso não aprende. Ele explicou aos educadores da Rede Municipal o que é preciso fazer em termos de escola, salientando que esse processo não é de ações isoladas de um professor. “Esse é um processo que deve ser pensado a partir do projeto político pedagógico da escola, através de ações coletivas”, disse. Ele esclareceu ainda que essa mudança não deve ser por decreto, segundo ele, as pessoas mudam quando estão suficientemente convencidas de que aquele processo de mudança é importante e significativo.
A secretária de Educação, professora Vera Vieira, ressaltou que visando a melhoria na qualidade do ensino, a atual administração quer cada vez mais capacitar os professores, sendo que esse investimento somente terá sentido se ele se refletir em sala da aula no aprendizado do aluno.
Vera lembrou que no município de Passo Fundo, a educação vem obtendo altos índices de aprovação “A cada ano recebemos centenas de novos alunos que vêm em busca da excelência do nosso ensino”, disse a secretária.
Já a coordenadora de Educação da Secretaria, professora Maria Salete Telles, contou que o objetivo do evento, de oportunizar a socialização das práticas inovadoras nos diferentes componentes curriculares, juntamente das inovações pedagógicas com vistas à melhoria da qualidade da educação, foi alcançado. “As escolas mostraram práticas inusitadas, reestruturadas a partir do programa de formação continuada da Secretaria de Educação,” disse.
Segundo ela, o programa de formação é o ponto de partida onde se estruturam e se elaboram ações na coletividade. “Não são ações isoladas, são ações pedagógicas contextualizadas”, disse. O atual plano de formação foi institucionalizado ainda no ano de 2006.
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