Escolas preparam-se para próxima etapa da gincana do Sesquicentenário
Devido ao Sesquicentenário do município de Passo Fundo a secretaria de Educação (SME), considerou importante desenvolver um trabalho de conscientização das novas gerações sobre a história da cidade. Neste sentido, planejou oferecer aos professores e alunos das escolas do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular uma “gincana histórica” para comemorar o sesquicentenário e testar o conhecimento dos alunos.
As escolas inscritas tem até o dia 18 deste mês para finalizar as gincanas, selecionando assim, as equipes vencedoras para a próxima etapa no dia 30 de junho na Escola Estadual Protásio Alves.
Em função disso, as escolas já estão finalizando essa primeira etapa. Na comunidade do Bairro Lucas Araújo, foi intensa a movimentação nos últimos dias devido à gincana da Escola Municipal Georgina Rosado, em que 18 equipes, com 12 integrantes cada, disputaram vaga à próxima fase. Segundo a professora de português, Tânia Loz da Rosa, todos os dias os jovens tinham tarefas para entregar. “Eles fizeram atividades sobre a escola, o bairro e a cidade, como maquetes, quebra-cabeças, e até um mascote simbolizando suas respectivas equipes”, disse a educadora.
O que realmente movimentou todos foi uma prova onde as equipes tinham que reunir o maior número de quilos de material reciclável. Para Rosa, o objetivo foi oferecer educação também fora de quatro paredes.
O mesmo aconteceu na Escola Municipal Arlindo Luiz Osório, localizada no Bairro Dona Júlia, que também envolveu os alunos de 4ª a 8ª série. O evento abordou aspectos históricos, geográficos, sócio-econômicos e culturais do bairro e da cidade. Foram formadas 7 equipes, cada uma delas com a denominação de um ponto turístico da cidade. A diretora da escola, professora Joice Bringhenti, ressaltou que as tarefas culturais, esportivas e literais foram divididas em duas categorias: de atividades rápidas e de atividades complexas, elas envolveram pesquisas no laboratório de informática e na biblioteca da escola.
“Essa atividade interdisciplinar evidencia o espírito cooperativo e a liderança, incentivando a pesquisa e contribuindo para o enriquecimento cultural”, exaltou ela.
Alunos reuniram 1300 quilos de material reciclável na Georgina Rosado
Foto: Hermano Favero
Pais também presentes na Arlindo nas atividades esportivas
Foto: Divulgação