Brasil Alfabetizado forma 120 pessoas

Brasil Alfabetizado forma 120 pessoas

Em uma solenidade que ocorreu na noite de terça-feira, no salão do Bourbon Shopping, foram entregues 120 certificados para  jovens e adultos que concluíram o programa Brasil Alfabetizado, parceria da Prefeitura Municipal e Ministério da Educação. As aulas foram ministradas em onze bairros e vilas da cidade, em espaços da construção civil, igrejas e associações de moradores, através da Universidade Popular.

O projeto da administração municipal foi aprovado pelo MEC para ser executado em 10 anos, através de aulas para jovens e adultos da periferia, oportunizando a eles que saibam ler, escrever e contar. Para o secretário municipal de Educação, padre Alcides Guareschi, os concluintes são verdadeiros heróis, pois venceram a batalha do ensino, fazendo uma alusão à Semana Farroupilha onde a batalha foi por territórios.  Dois alunos do programa, que antes não sabiam ler, agradeceram a oportunidade, através de textos por eles escritos. A professora Eva de Paula, ressaltou o trabalho do grupo de alfabetizadores.

O presidente da Câmara, vereador Luiz Miguel Scheis cumprimentou os formandos, ressaltando a importância daquele momento. Já o prefeito Airton Dipp disse que os cursos preparam as pessoas para o exercício pleno da cidadania. Dipp informou que o programa terá seqüência, pois é uma das metas do atual governo. Do início das atividades, em 2006, até agora, 1060 pessoas já foram alfabetizadas no município.

Uma das mais felizes na entrega dos certificados era a dona de casa Alfa Dolores da Silva, de 86 anos, moradora do bairro São Cristóvão, que também concluiu o programa. Na solenidade, o grupo de música brasileira da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF, fez a apresentação de algumas obras. A universidade e o Rotary Internacional são parceiros nessa atividade.

Desde ontem, quarta-feira, já estão abertas inscrições para novos alunos que desejam se alfabetizar. O local é a secretaria de Educação, junto à prefeitura, ou a sede central da Universidade Popular, no edifício Fiori, rua Moron, próximo aos Correios.
[caption id="attachment_1683" align="alignleft" width="360"]Mais de cem pessoas receberam os certificadosFoto: ROSE SANTAREM[/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 17 de setembro de 2008.