Prefeitura esclarece dúvidas sobre o retorno das atividades da rede municipal
A Prefeitura de Passo Fundo anunciou a retomada das aulas presenciais da rede municipal em formato híbrido. O calendário de retorno, que define a volta das escolas por grupos, será divulgado nesta sexta-feira (30).
Algumas dúvidas sobre a retomada das atividades em sala de aula foram levantadas pelas famílias e respondidas pelo Município. O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, esclarece que “este primeiro momento será de acolhida e retomada de vínculos, com segurança para toda a comunidade escolar”, pontua,
Quando serão retomadas as aulas presenciais da rede municipal?
A fim de garantir a segurança de professores, servidores, alunos e suas famílias, as aulas serão retomadas de forma gradual, em sistema híbrido (mesclando atividades presenciais e à distância).
Neste primeiro momento, retornarão somente alunos do pré I e do pré II da Educação Infantil e os primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental. Posteriormente, haverá o retorno dos demais anos.
O retorno será escalonado: na próxima segunda-feira (3), retornarão seis escolas de Educação Infantil; na quarta-feira (5), um grupo de instituições de Ensino Fundamental; nas semanas subsequentes, nas segundas e quartas-feiras, outras escolas iniciarão.
O cronograma da primeira etapa será divulgado nesta sexta-feira (30).
Como o ensino híbrido vai funcionar?
Os alunos terão ensino híbrido, com aulas presenciais uma vez na semana. As aulas poderão ter apenas 25% dos alunos, separados em grupos, por turma. Isso significa que, em uma sala, teremos, no máximo, cinco crianças e um professor, sempre respeitando o distanciamento e os protocolos de segurança. Os alunos não serão obrigados a comparecer nas escolas.
Nos demais dias da semana, eles continuarão realizando as atividades pela plataforma Word Space da Google.
Por que as escolas não retomarão as atividades presenciais ao mesmo tempo se o decreto estadual permite?
A rede municipal de ensino de Passo Fundo é complexa e grande: são 71 escolas e mais de 16 mil alunos, além de mais de 1.700 profissionais, entre professores e demais servidores. Ainda, há uma logística a ser executada com relação à limpeza das escolas, merenda escolar e transporte escolar, por exemplo.
Neste contexto, a decisão foi fazer um retorno escalonado, responsável e seguro, mas com calma. O objetivo é garantir, sobretudo, a organização e a segurança para toda a comunidade escolar.
Como eu sei quando levar meu filho ou minha filha para a escola?
Os pais devem aguardar o contato das escolas. A instituição informará qual é o dia da semana que a criança terá aula presencial. Até lá, as atividades seguem no mesmo padrão que vem sendo executado até agora, pela plataforma virtual.