Alimentação é prioridade nas escolas municipais

A Prefeitura reconhece a importância da nutrição para a aprendizagem das crianças

A Prefeitura de Passo Fundo cuida com carinho da nutrição dos alunos das escolas municipais. Além de fornecer alimentos orgânicos, segue padrões de segurança alimentar e cria estratégias para que as crianças desenvolvam o gosto pela alimentação saudável.

As escolas se dedicam a planejar cardápios ajustados ao perfil da sua comunidade. Os profissionais responsáveis pelo preparo dos alimentos, por sua vez, têm receitas especiais, que estimulam os alunos a experimentarem novos gostos.

De acordo com o secretário de Educação, Edemilson Brandão, esse cuidado leva em consideração a influência da nutrição no desenvolvimento das crianças, especialmente, na aprendizagem. “A merenda escolar é um dos fatores mais importantes nesse processo, juntamente ao acolhimento das escolas e a relação dos professores com as crianças”, comenta.

Nesta semana, a Escola de Ensino Fundamental Daniel Dipp deu um exemplo de conscientização sobre a necessidade de os alunos fazerem escolhas saudáveis na hora de compor os seus pratos. A instituição fixou nos corredores a tabela dos alimentos, a pirâmide alimentar e diversas orientações para a seleção adequada da comida.

A diretora, Ana Delise Cassol, destaca que os materiais chamam a atenção das crianças e as auxiliam a lembrar dos alimentos que devem ingerir com mais frequência e os que devem ser evitados. “Uma alimentação adequada e saudável é essencial em todas as fases da vida. A visualização diária é significativa na escolha dos alimentos”, justifica.

Assim como a Escola Daniel Dipp, outras instituições municipais implementam ideias que informam e estimulam refeições equilibradas. “Nós fazemos com que a cozinha e o refeitório se transformem em salas de estudo sobre a alimentação e percebemos os ganhos”, considera Brandão.


Valorizando quem faz

Diante de todo esse contexto de alimentação escolar, a Prefeitura valoriza a atuação dos merendeiros. Como forma de reconhecer a sua dedicação à nutrição dos alunos, criou o concurso culinário Merenda Chef, que é uma premiação para dar destaque às receitas. A partir da iniciativa, também são evidenciadas as particularidades de cada comunidade.

O reconhecimento aos merendeiros das escolas municipais de Passo Fundo não vem só do Município: ele ultrapassa as fronteiras. Na semana passada, alguns profissionais estiveram em Espumoso para compartilhar as suas experiências e ajudar na construção de um modelo semelhante de nutrição escolar em cidades daquela região.

Na oportunidade, a coordenadora de nutrição da rede municipal, Kely Araújo, falou sobre o trabalho cotidiano dos profissionais na qualificação da alimentação. “A alimentação é a base da vida e tem que ser algo saudável e atrativo. A escola é o melhor lugar para criarmos esse hábito”, considerou.


(Fotos: Divulgação)

[caption id="attachment_9817" align="alignleft" width="360"]alimentação escolarFoto: [/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 19 de fevereiro de 2020.