Escola Municipal Santo Agostinho de cara nova

A escola, localizada no Bairro Nenê Graeff, está entre as 10 transformadas durante o recesso

Logo na porta, o cheiro de tinta fresca anuncia as novidades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Agostinho. As salas e corredores estão ganhando pintura nova. Além disso, os espaços são reorganizados para acolher agradavelmente alunos e professores, que retornarão no dia 17 de fevereiro.

A instituição, situada no Bairro Nenê Graeff, está entre as 10 que, durante o período de férias, receberam o Programa Minha Casa de Cara Nova. O objetivo é que esse seja mais um ano letivo cheio de descobertas e incentivos.

A diretora, Rosilaine Pinto da Silva, acompanha toda a transformação. Há cerca de 30 anos lecionando no local, ela destaca que as obras representam uma importante renovação para a escola. “Nós não mexemos na estrutura, mas na organização, modificando a disposição do mobiliário e das cores. Sou suspeita para falar, mas ela está ficando linda”, afirma.

A remodelação contentará, especialmente, as crianças. Para muitos delas, a escola é uma segunda casa, uma vez que passam nela grande parte do dia, vivenciando momentos de aprendizado, lazer e de construção de relacionamentos.

O Kauã Albrecht, de sete anos, passou para o segundo ano. Ele mora perto da escola e conta que está ansioso para retornar às aulas, rever amigos e professores e, claro, conhecer a sua nova sala. “Vou ter uma escola ainda mais bonita”, diz.

Os pais também se mostram animados com a revitalização, como manifesta a mãe do Kauã, Adriane de Melo. “É importante para adaptação dos novos alunos e incentivo dos que já estão há mais tempo na escola, pois crianças e adolescentes gostam de ambientes com novidades”, afirma.

Mudanças previstas

Até o início das aulas, a Emef Santo Agostinho ganhará novas salas para a direção, coordenação pedagógica e secretaria e uma biblioteca com mobiliário moderno. A cozinha também receberá móveis novos.

Ao longo do mês de fevereiro, o pátio será revitalizado. Ainda, durante o ano, a quadra de esportes será fechada.

Além das escolas

O secretário de Educação, Edemilson Brandão, explica que o Programa Minha Escola de Cara Nova vai além dos cuidados com a estética das instituições de ensino. “Cada ambiente transformado resume o esforço de todos em oferecer às nossas crianças o que há de melhor para que o ambiente escolar sirva de estímulo e, ao mesmo tempo, de desafio”, salienta.

Conforme ele, o Município quer despertar nos alunos um sentimento de pertencimento às escolas e, consequentemente, às suas comunidades. “Ações como essa resgatam a autoestima de quem frequenta os espaços e reforçam o papel de todos no cuidado deles”, enfatiza.

Até o momento, o Programa realizou intervenções em 33 escolas de Ensino Fundamental e 33 escolas de Educação Infantil.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 3 de fevereiro de 2020.