Mais de 12 mil alunos da rede municipal já foram beneficiados

Renovar o espaço escolar com mobiliário adequado e intervenções estéticas conceituais é o objetivo do Programa Minha Escola de Cara Nova, da Prefeitura de Passo Fundo. O programa já atendeu 30 escolas de ensino Fundamental e 30 Escolas de educação infantil, beneficiando mais de 12 mil alunos da rede municipal.
No momento, estão recebendo melhorias a Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Biancini, no Jaboticabal, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Rocha, no Valinhos, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Arno Otto Keihl, no bairro Centenário.
O programa tem proporcionado melhores condições de infraestrutura das escolas numa parceria entre a Prefeitura e comunidade escolar. A gestão escolar e o Município, por meio do programa, têm realizado a revitalização das escolas, possibilitando através de ateliês de aprendizagem o desenvolvimento da autonomia dos alunos em um espaço dinâmico e aberto à interação e experiências sensoriais, motoras e cognitivas, em que o ambiente torna-se um elemento desafiador das competências e habilidades.
Mais cor no ambiente escolar
Numa parceria da Prefeitura com a Confraria das Artes, a EMEI Francisco Biancini também recebeu intervenções artísticas. O parte externa ganhou muitas cores e arte para estimular a imaginação dos alunos.
“Através das brincadeiras que as crianças aprendem novos conceitos e se preparam para o mundo. Com diferentes tipologias a Confraria traz algo lúdico e bastante colorido, utilizando as cores do arco-íris. Buscando instigar várias áreas do desenvolvimento infantil, foram criadas brincadeiras que trazem o alfabeto e numerais, com utilização da simbologia da centopéia, e inúmeras formas geométricas, além de brincadeiras que estimulam a coordenação motora, com diferentes caminhos e percursos com os pés”, afirmou Luiz Augusto Bitzcof, artista integrante da Confraria das Artes. Dessa forma, o grupo levou para a escola um espaço mais humanizado e que busca maior aprendizado e desenvolvimento para as crianças.
Desde 2017, a Confraria das Artes vem realizando pinturas nas escolas municipais.
(Fotos: Divulgação/PMPF)