O serviço de monitoria nas escolas faz parte do Atendimento Educacional Especializado

Com o objetivo de orientar os monitores que acompanham os alunos com deficiência que frequentam as escolas da rede municipal, a Apae promoveu uma palestra sobre os manejos comportamentais e as possíveis intervenções diante das situações de conflito manifestadas no ambiente escolar.
Josiana Hertel, psicopedagoga e orientadora educacional e Tatiana Piazza, psicóloga, foram as palestrantes da formação e abordaram estudos de casos baseados nas vivências e no contexto diário das escolas, no intuito de pensar as melhores estratégias para cada situação, entendendo que alguns comportamentos necessitam de um manejo diferenciado e de uma abordagem específica.
O serviço de monitoria nas escolas faz parte do Atendimento Educacional Especializado, este garantido por lei, segundo os artigos 227, § 1º, inciso II, e 208, inciso III, da Constituição Federal. Neste sentido, a rede municipal de Educação, por entender que a política de inclusão social vai além de cumprir as leis estabelecidas, promove bimestralmente formações para monitores, para que possam atender, com qualidade e equidade, a todos os alunos com deficiência.
(Foto: Divulgação/PMPF)