Professora Emérita homenageia Vera Lúcia

Distinção levou em conta trajetória da professora na Escola Municipal Antonino Xavier

Participação na vida da escola e da comunidade foi um dos aspectos que levou Vera Lúcia Mondin dos Santos, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonino Xavier, a receber a distinção de Professor Emérito 2017, conferida pela Prefeitura de Passo Fundo. Professora da escola, que fica na Vila Jardim, desde o ano de 1992, e diretora há cinco anos, Vera foi homenageada pela trajetória marcada pela luta para a melhoria das condições físicas da escola e pela efetiva mudança que conseguiu promover na vida de diversas gerações de alunos.

Em seu discurso de agradecimento não deixou de lembrar de seus pais, marido, filhos e professores que contribuíram em sua formação. Também ressaltou a importância de cada um dos colegas de trabalho e dos alunos, a quem se referiu como “razão da escola, do esforço, do estudo e da dedicação”. Na presença da comunidade escolar, família e autoridades, Vera lembrou sua trajetória na escola da Vila Jardim. “Comecei nesta escola em 1992, quando aqui tínhamos apenas quatro salas de aula e uma Brizoleta. Era uma escola sem estrutura e uma comunidade marcada pelo analfabetismo e pela violência. Mas tive o prazer de ver tudo isso mudar”, comentou.

Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, Vera foi escolhida por ser um exemplo de luta pela educação. “Estamos muito orgulhosos de poder fazer essa homenagem, pois a Vera é um exemplo de que quando se luta e se sonha com uma educação de qualidade, quando se acredita na educação, podemos colher grandes frutos, como este”, destacou. Também o vereador Ronaldo Rosa ressaltou a ação comunitária da professora homenageada: “sua dedicação vai além dos muros da escola”, ressaltou. O comprometimento da diretora com sua tarefa de ensinar foi destacado ainda pelo deputado estadual Juliano Roso. “Educação não se faz só com escola bonita, limpa e organizada, e não só com professores e alunos. É mais do que isso. Educação se faz com o professor comprometido com o dia a dia da escola e da comunidade”, enfatizou.

A caminhada construída por Vera com todos a quem citou é que mostra a competência e engajamento da homenageada na sua profissão, conforme o vice-prefeito João Pedro Nunes. “Temos aqui a história de uma pessoa que chega a Vila Jardim com a proposta de ensinar, mas vai além, vai até a comunidade. Com essa visão integrada do que é o ensino, começou aqui no primeiro degrau, utilizando a educação como algo transformador e conquistou o coletivo, que é a comunidade”, salientou.

Homenagens em forma de apresentações
Além dos discursos em sua homenagem, Vera também recebeu o carinho dos colegas de trabalho e dos alunos, que prepararam diversas apresentações artísticas e musicais para demonstrar a satisfação em ter como diretora a Professora Emérita 2017.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 19 de outubro de 2017.