O Danzpare é um festival de dança de casais que surgiu em 2010

O Festival de Dança Patrimonial em Pares, o Danzpare Brasil, iniciou nesse domingo (17) em Passo Fundo com uma programação que segue até o dia 23 de setembro, na cidade e região. Além das apresentações em diversos locais, os grupos vão até as escolas municipais para mostrar um pouco da cultura e tradição de cada país, principalmente a dança típica.
Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Peru, Uruguai, Bolívia e Paraguai são os países convidados que integram as atividades. O festival vai além da música e da dança. Durante os dias de evento também será possível conhecer o artesanato dos países participantes, além da realização de conferências onde são explorados os costumes e modos de vida, bem como a promoção de jogos tradicionais populares com a intenção de contribuir ainda mais para a compreensão dos diferentes povos.
Nas escolas, a recepção é acalorada, como conta a secretária adjunta de Educação, Jeanete Basso; “A recepção está sendo excelente. Os alunos estão preparados com perguntas e até apresentações. É um intercâmbio rico e de troca muito interessante. Nesta segunda-feira os grupos já passaram por diversas escolas”, disse ela.
O Danzpare é um festival de dança de casais que surgiu em 2010 por iniciativa de Hans Leiton Gutiérrez e promove a recriação de bailes do folclore dos países. Passo Fundo sedia a primeira edição do Danzpare no Brasil.
(Fotos: Divulgação PMPF)