Monitores das escolas municipais participaram de um encontro de capacitação na área

Proporcionar aos monitores da rede municipal de ensino uma aproximação com as entidades que atendem crianças com deficiência no município, além da importância do monitor como facilitador de aprendizagem, foram alguns dos objetivos de mais um encontro da formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo. Realizado na Apae durante a última semana, o encontro contou com a temática Educação especial na diversidade.
Participaram a diretora da Escola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Vaneli do Carmo Dorneles; a psicóloga da Associação Passo-fundense de Cegos (Apace), Luciana Ricci Cairos; o diretor da Associação Cristã de Deficientes de Passo Fundo (ACD), Luiz Otávio Rosa Gama; e a diretora da Associação dos Pais e Amigos Surdos (Apas), Salete de Souza. Cada profissional teve um tempo de fala para expor as atividades que a entidade desenvolve, além da troca de informações com os monitores com a intenção de qualificar o atendimento em sala de aula.
A coordenadora do Núcleo de Educação Especial, a professora Simone Krabbe, destaca a importância deste momento de formação e capacitação para monitores. “É extremamente relevante, pois os 120 monitores que estiveram presentes puderam ouvir sobre alternativas pedagógicas de como lidar e explorar o potencial deste alunos em sala de aula nas diversas deficiências”, disse ela.