Vila Jardim em mais uma Estação de Leitura

Foram realizadas apresentações artísticas, exposição de trabalhos e oficinas

Manhã de sábado de estudantes e comunidade reunida na Vila Jardim. Assim foi mais uma edição da Estação da Leitura, realizada neste 19 de agosto, com a participação das escolas municipais Antonino Xavier, Dom José Gomes, Cohab Secchi, Georgina Rosado e Coronel Lolico.

Foram apresentações artísticas, exposição de trabalhos e oficinas que tiveram como pano de fundo a Jornada Nacional de Literatura e a Jornadinha, que acontecem no mês de outubro. Para a diretora da escola Antonino Xavier, Vera Lucia Mondin Santos, foi uma “atividade maravilhosa”. Ela salientou ainda a grande oportunidade de mostrar o que é feito pela escola. “A literatura vindo para vila, vindo para as escolas é simplesmente maravilhoso. E essa oportunidade de mostrarmos fora da sala de aula o que é desenvolvido pelos professores, mostrando a capacidade e o potencial dos alunos é a forma de salientar a qualidade do que é desenvolvido em sala de aula”, destaca.

E foi assim para as amigas e colegas do terceiro ano da escola, Jamile, Lauren e Dominique. Ao lado da exposição dos trabalhos da turma delas, contaram se sentiram muito felizes em participar da Estação da Leitura e em poder mostrar para os pais, para a comunidade e para os alunos das outras escolas os trabalhos que fizeram em aula.

Jornalizar a cidade
As atividades promovidas pelas Estações de Leitura tem como objetivo “jornalizar” a cidade também as escolas. Para a professora Fabiane Verardi Burlamaque, coordenadora da 16ª Jornada Nacional de Literatura, as Estações são o momento em que as escolas confraternizam e mostram o que fizeram de atividades. 

A estruturação arquitetônica do projeto Estações de Leitura contou com parceria do Viva!Emau, o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). A ideia consistiu em mostrar um espaço plurifacetado de permanência, composto por um palco principal e por parklets, as chamadas parkletas, em que funcionam espaços distintos para oficinas e contação de histórias. As pequenas tendas também serviram como espaço livre de circulação e interação.

Próximas datas
26 de agosto
Horário: 8h30 às 11h
Local: EMEF Daniel Dipp (rua São Sebastião, 1941 – Hípica)

02 de setembro
Horário: 8h30 às 11h
Local: EMEF Wolmar Salton (rua Claudino Toldo, 155 – São Cristóvão)

(Fotos: Glenda Vívian)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 20 de agosto de 2017.