Livro do Mês traz Rodrigo Lacerda

Mudanças climática e importância da leitura foram os temas debatidos entre alunos e autor

“A literatura te permite ser um pouco o que você não vai poder ser”, assim o autor Rodrigo Lacerda abriu o primeiro seminário do Projeto Livro do Mês de 2017. Na manhã dessa quarta-feira (29), os alunos das escolas municipais foram até o Teatro do SESC para conversar com escrito sobre o livro “Todo dia é dia de apocalipse”.

Com a leitura prévia da obra, os alunos conheceram a história do jornalista de uma revista científica que é enviado para cobrir um evento da ONU sobre a temática das mudanças climáticas. “Esse jornalista vai para assembleia e, por mais incríveis que os projetos sejam, ele tem a sensação de que algo está errado com o caminho que a humanidade está tomando. Então ele descobre que o maior problema é a própria falta de humanidade”, resume Lacerda, que complementa: “não sou contra a tecnologia e a geoengenharia, por exemplo, mas precisamos mais do nosso lado humano para não deixar tudo na mão da tecnologia”.  

O assunto sério e que diz respeito a todos é recorrente nas escolas, como conta a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ferri, Lenise dos Santos Portela, de 14 anos. “Achei o livro muito legal. Gostei muito das ilustrações, elas deram um aspecto muito legal no livro e entendi bem mais dessa forma. As mudanças climáticas nos dizem respeito e importam muito”, afirmou ela. A colega Luisa Kurtz, também de 14 anos, ressalta que “a temática é muito atual e um assunto que trabalhamos na escola. Gostei muito do livro e do estilo da escrita do autor”, observou.

Participaram do seminário as escolas municipais de ensino fundamental Frederico Ferri, Santo Antônio, Helena Salton e Arlindo de Souza Mattos. A coordenadora do Núcleo Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Educação, vinculado à Universidade Popular, Suzana Einloft, destaca que o ano de 2017 traz autores significativos, como o projeto vem apresentando. “Temos uma procura grande dos livros na biblioteca pelas escolas, como sempre acontece. Mas, além dessa procura, a biblioteca oferece os livros para a comunidade, que tem procurado muito a obra”, disse ela. As atividades também contribuem com a movimentação cultural e literária das Jornadas Literárias.

Rodrigo, que já veio a Passo Fundo, comentou como índice de leitores em Passo Fundo, quase três vezes maior do que o brasileiro que mora em outras cidades, é relevante. “Ler nos ajuda a escrever melhor, a expressar melhor nossas ideias, mas não é só isso. Ler nos ajuda a preencher momentos de vazio e ver o mundo pelos olhos dos outros”, concluiu.

As atividades do Livro do Mês seguem para o público acadêmico e comunidade em geral na noite desta quarta-feira (29), às 19h30min, no Auditório do Centro de Educação em Tecnologia (CET); e nesta quinta-feira (30), para alunos da rede estadual e particular de ensino e comunidade em geral, às 9h, no Teatro do SESC.

A obra
Por causa da poluição e do aumento da temperatura globais, todos os dias há um iminente apocalipse na Terra. Diante de tal catástrofe, a ONU convoca cientistas para um grande evento, no qual pudessem apresentar propostas para assegurar a vida das gerações futuras. O jornalista de uma revista científica presente no evento é pego de surpresa quando nota que as pesquisas, em vez de solucionarem as questões, trariam ideias para conviver com elas. O choque dessas propostas absurdas irá mexer não apenas com a comunidade científica, mas também com a vida do jornalista. Com sua peculiar prosa bem-humorada, Rodrigo Lacerda baseou-se em reportagens reais para o enredo, criando uma história totalmente original. Assim, revela que todo dia é dia de revermos nossas certezas e a maneira como vivemos. Lançada pela editora FTD, a obra de Lacerda tem ilustrações de Mariana Valente.

Autor
Rodrigo Lacerda nasceu em 1969, no Rio de Janeiro. É autor de “O mistério do leão rampante” (novela, 1995, prêmio Jabuti e prêmio Certas Palavras de Melhor Romance), “A dinâmica das larvas” (novela, 1996), “Vista do Rio” (romance, 2004), “O fazedor de velhos” (romance juvenil, 2008, prêmio de Melhor Livro Juvenil da Biblioteca Nacional, prêmio Jabuti, prêmio da FNLIJ), “Outra vida” (Melhor Romance no prêmio Academia Brasileira de Letras), entre outros livros. Mora em São Paulo.

Nas páginas da leitura
O Livro do Mês é um projeto da Universidade de Passo Fundo em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. A iniciativa conta com apoio do SESC Passo Fundo e das editoras responsáveis pela publicação dos livros que compõe o projeto. A realização do Livro do Mês busca consolidar o processo de formação de leitores, oferecendo aos alunos a oportunidade de ler um livro, debatê-lo com o autor presente e apropriar-se das ideias emergentes das discussões, desenvolvendo atitudes positivas em relação à leitura.


(Foto: Fabíola Hauch)








[caption id="attachment_6858" align="alignleft" width="360"]2903_livromes_2Foto: [/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de março de 2017.