O encontro aconteceu na manhã dessa quarta-feira (16), no Teatro do SESC

“Na relação difícil do homem com a cidade, um afiando e outro desgastando, buscando no desequilíbrio, às vezes um risco, acho isso bonito. Vem daí o Desequilibristas”. Assim o artista Manu Maltez inicia um dos seminários do Projeto Livro do Mês para falar sobre como surgiu o seu livro, “Desequilibristas”, lançado pela Editora Peirópolis. São textos e desenhos a nanquim que retratam a relação de Maltez com a cidade, os espaços públicos e o skate. O encontro aconteceu na manhã dessa quarta-feira (16), no Teatro do SESC.
Paulistano, graduado em música, é contrabaixista, compositor e intérprete, além de artista plástico, escritor e cineasta, Manu transita entre o texto, a imagem, a música e o skate, paixão que vem da infância e resultou na criação da obra. “É um reencontro com a minha infância e juventude, na década de 80, quando o skate era algo novo e as pessoas nem sabiam como chamar. Era algo marginalizado, dos desequilibrados”, disse Maltez. A ideia para o livro veio depois que o autor retomou com mais frequência os altos e baixos das pistas de skate.
O livro mobilizou os alunos das escolas municipais, que esperavam ansiosos saber mais sobre um mundo diferente, nem tão equilibrado. Para a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ferri, Ana Beatriz, de 9 anos, o livro se tornou um dos seus favoritos. “É muito bom, fala sobre os skatistas que muitas vezes são vistos de uma maneira ruim, mas eles são como a gente. O que mais gostei foi quando ele falou em remar sempre”, contou ela. Ana Beatriz fez duas perguntas ao autor: “quero saber se o livro foi um desabafo e se ele sofreu preconceito e o porquê dos desenhos”, destacou ela.
A diretora da escola Frederico Ferri, Rosicler Rosso Atolini, aprova o projeto. “O Livro do Mês é excelente! Incentiva muito a leitura e é diferente quando eles leem a obra e sabem que irão encontrar e conversar com o autor. Os alunos leem mais empolgados”, afirmou. Participaram do Livro do Mês de junho as escolas de Ensino Fundamental Daniel Dipp, Eloy Pinheiro Machado, Frederico Ferri, Leão Nunes de Castro e Senador Pasqualini
Por fim, Manu deixa um recado ao público: “Há tantas coisas preciosas na infância e juventude que não devemos perder, muitas vezes vamos endurecendo, é preciso resgatar certas coisas”.
Nas páginas da leitura
O Livro do Mês é um projeto da Universidade de Passo Fundo (UPF), através do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) – Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do Centro de Referência de Literatura e Multimeios – Mundo da Leitura. O projeto tem parceria com a Prefeitura de Passo Fundo e apoio do SESC Passo Fundo e editoras dos autores convidados. A realização do Projeto Livro do Mês tem como finalidade a consolidação do processo de formação de leitores, desencadeado há cerca de 30 anos a partir da realização das Jornadas Literárias, fazendo parte do Projeto de Movimentação Cultural Permanente da Capital Nacional da Literatura.
FOTOS: FABÍOLA HAUCH [caption id="attachment_6196" align="alignleft" width="360"]Foto: [/caption][caption id="attachment_6197" align="alignleft" width="360"]
Foto: [/caption]