Pais destacam importância do uniforme

O uniforme escolar protege os alunos em dias frios, sendo mais um dos benefícios na rotina escolar

Ao atender um pedido da população, principalmente de famílias em que os filhos frequentam as escolas municipais, a Prefeitura de Passo Fundo criou o Programa Uniforme Escolar. Desde então, a segurança, a economia e o pertencimento à escola são os benefícios mais reconhecidos. No terceiro ano consecutivo do programa, com um inverno mais rigoroso, a proteção em dias gelados já é uma melhoria na rotina das escolas.

Os agasalhos mais quentes, como a jaqueta para os alunos menores e o moletom para os adolescentes, são fundamentais para um vestuário adequado à estação, além dos aparelhos de ar condicionado nas salas de aula, que ajudam a reduzir o frio. Com nove peças de verão e inverno disponibilizadas de forma gratuita, a Coleção Uniforme Escolar chegou a aproximadamente 16 mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do município.

A coordenadora do programa, Ivânia Campigotto de Aquino, avalia a ação como um ganho para a comunidade. “Além da economia proporcionada às famílias, que não precisam adquirir vestuário específico para a escola, os alunos tem um vestuário adequado para suportar os dias de temperaturas mais baixas. Ainda, a identificação da rede municipal traz mais segurança, harmonia e igualdade entre os estudantes”, frisou ela.

Debater o sentido de usar uniforme na escola e não apenas impor a norma, faz com que os alunos compreendam o programa e o uso das peças se torne diário. Para João Vítor Bressan, de 9 anos, “o uniforme é bom e o que eu mais gosto de usar é a jaqueta que é bem quentinha”. A preferência pelo agasalho também é a de Leonardo Barbosa Dinis, de 8 anos: “gosto do uniforme e uso muito o casaco. Gosto do moletom, melhor que os meus”.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zeferino Demétrio Costi, Neuza Brazaca Rêgo, também comenta sobre o uniforme escolar no dia a dia. “Falo como mãe e diretora, o uniforme é muito bom pela economia e pela igualdade dentro da escola. Agora com o frio, também percebemos  os alunos mais dispostos para as aulas usando a jaqueta e o moletom. Foi uma decisão muito boa do prefeito e espero que continue”, ressaltou Neuza.  

Mãe de três meninas, Ceni Gonçalves, que trabalha como servente de limpeza, destaca principalmente a economia gerada. “Ajuda muito não ter que comprar roupa para usar na escola. Minhas filhas gostam do uniforme e ficam bem-vestidas e quentes nesses dias frios”, afirmou.

A professora Ana Cláudia Lanza Colvero, que tem dois filhos na rede municipal de ensino, faz questão de que os filhos usem o uniforme. “Acho ótimo e não tem essa preocupação com gastos em roupa na escola. O moletom está sendo muito bem aproveitado, ainda mais nestes dias frios, que faz a diferença. Os alunos novos, que não são da rede, assim que chegam já pedem pelo uniforme. Podemos ver eles também querem o uniforme”, frisou.

Por que usar o uniforme?

O Programa Uniforme Escolar foi criado em conceitos de autoestima, economia, segurança, pertencimento, identidade, talento, mobilidade e orgulho. Desde 2014, o município conta com o Decreto 052/2014, que implanta o uso do uniforme escolar. Sendo assim, é imprescindível que os alunos usem a coleção completa ou, pelo menos, uma peça da parte superior do uniforme escolar que seja visível.

O conjunto completo da Coleção Uniforme Escolar compreende: 1 jaqueta de inverno, 1 casaco, 2 camisetas de mangas longas, 2 camisetas de mangas curtas, 1 bermuda masculina, 1 corsário feminino, 2 legues femininas e 2 calças masculinas.


FOTOS: FABÍOLA HAUCH [caption id="attachment_6169" align="alignleft" width="360"]14062016_uniforme2Foto: [/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 14 de junho de 2016.