A escola está sendo construída no bairro Santa Marta e poderá atender até 800 alunos

A Prefeitura de Passo Fundo está construindo, no Bairro Santa Marta, a maior escola de Educação Fundamental da rede pública do município. A construção acontece em um dos bairros da cidade com numerosa população e deverá atender as crianças da comunidade e entorno, em uma área de mais de 3 mil metros quadrados, localizada na Avenida Progresso.
Na manhã dessa quinta-feira (14), o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, acompanhado do secretário de Educação, Edemilson Brandão, e da secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert, visitou a obra para verificar o andamento dos trabalhos. “A obra está dentro do aguardado. A grande região da Santa Marta não contava com uma escola do município. É uma necessidade e um anseio da comunidade que estamos atendendo. A obra pensa no presente e futuro, pois atenderá a carência de uma região que cresce e se desenvolve rapidamente. Será um ganho para a comunidade”, disse o prefeito.
A escola já tem cinco prédios construídos: prédio “E-1”, com 4 salas de aula; prédio “D”, que abrange cozinha e refeitório; prédio “A”, para o setor administrativo com sala da secretaria, sala de professores e recepção; e prédio “C”, dos laboratórios e Grêmio Estudantil. Todos os prédios contam com estrutura de alvenaria e concreto, e devem receber cobertura de ferro e telhas de barro, além dos acabamentos internos e esquadrias. Segundo a secretária Ana Paula Wickert, outros três prédios serão construídos: prédio “B”, para as ações do pedagógico; prédio “F”, com 4 salas de aula; e prédio “E-2”, com mais 4 salas de aula e banheiros. A quadra poliesportiva já está com a estrutura de concreto e fundações prontas.
Conforme o secretário Edemilson Brandão, o projeto da escola foca no futuro. “O bairro está em desenvolvimento constantemente e precisa de atendimento qualificado para a demanda atual, bem como para acompanhar o aumento da população e a procura futura pela instituição”, concluiu o secretário.
O Projeto da EMEF do Bairro Santa Marta prevê a construção de 12 salas de aula, com capacidade de atendimento para até 800 alunos em dois turnos (matutino e vespertino). A edificação atenderá as necessidades educacionais e as recomendações técnicas da ABNT, em termos de acessibilidade a edificações, como: mobiliário, espaços e equipamentos urbanos adequados, desde barras de apoio, equipamentos sanitários, sinalizações visuais e táteis.
Fotos – Alex Borgmann
[caption id="attachment_5775" align="alignleft" width="360"]