Escola de Hackers, programa da Prefeitura de Passo Fundo, ganhou na categoria Referência Educacional

A semana da Prefeitura de Passo Fundo encerra com mais uma importante premiação. Na noite dessa quinta-feira (12), o Programa Escola de Hackers recebeu o Prêmio Líderes & Vencedores 2015, na categoria Referência Educacional. O reconhecimento é dado às iniciativas educacionais que impactam de forma expressiva no conhecimento e humanização do povo gaúcho.
Após receber o troféu, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, destacou o Programa Escola de Hackers como uma iniciação aos alunos da rede municipal à programação de computadores. “É o reconhecimento estadual sobre um dos 25 programas lançados pelo nosso governo com participação decisiva dos parceiros institucionais e servidores em sua realização”, afirmou Luciano.
O prêmio Líderes & Vencedores é promovido pela Federasul em parceria com a Assembleia Legislativa. Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, o reconhecimento reforça e amplia o trabalho que está sendo feito em sala de aula. “É o aparecimento de novas ideias para serem desenvolvidas e aplicadas. O programa atua de maneira interdisciplinar e diversos benefícios aos alunos como: melhor interpretação textos – para programar é preciso compreender o contexto; autonomia; corresponsabilização – em relação ao que acontece na escola e o envolvimento enquanto aluno; e o empoderamento pessoal”, disse.
O presidente da Federasul, Ricardo Russowsky, disse que a premiação valoriza o empreendedorismo e os valores da livre iniciativa. “Este ano, ampliamos a abrangência do Prêmio ficou maior com os destaques do interior do Estado e, consolidou a ligação da entidade e a sociedade”.
Programa Escola de Hackers
O Programa Escola de Hackers tem a intenção de oportunizar um espaço para o desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico-matemático para estudantes do Ensino Fundamental e da Educação Infantil das escolas públicas municipais.
A Prefeitura de Passo Fundo conta com apoio de três instituições de Ensino Superior do município para realizar o programa: Universidade de Passo Fundo (UPF), Faculdade Meridional (IMED) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).
Foto – Alex Borgmann