O projeto literário tem foco na leitura na Educação Infantil

A busca pelo hábito de ler e pelos benefícios que a leitura pode trazer desde a infância originou o Projeto Literário Contar, encantar e recontar... Ontem, hoje e sempre!, voltado para a Educação Infantil das escolas municipais. A iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, deu início ao primeiro encontro na manhã dessa terça-feira (09), na Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.
O projeto literário com foco na leitura na Educação Infantil trabalha com encontros teóricos e práticos com os professores, que, a partir da experiência, trabalharão com seus alunos as atividades sugeridas e promovidas durante os encontros.
O objetivo do projeto é desenvolver nos educandos o interesse pelo mundo da literatura infantil, o apreço pela leitura e escrita a partir de trabalhos com histórias infantis de forma prazerosa e diversificada, estimulando a criatividade, a imaginação, a oralidade, a interpretação, a musicalidade, o movimento, a autonomia, além de favorecer o desenvolvimento cognitivo e sociocultural, no envolvimento de todas as escolas de Educação Infantil (EMEIS).
De acordo com a coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Infantil, Taisa Carla Antoniolli, o tema escolhido para o projeto repensa a leitura na infância, trazendo um pouco do lúdico das histórias contadas antigamente. “Não tínhamos muito material impresso, mas as histórias levavam as crianças a imaginar. Queremos retomar um pouco isso, para que os professores possam mostrar a não ficar somente presos na literatura do livro, mas também a viajar dentro dele, através das histórias”, explicou.
O projeto abrange todos os níveis da Educação Infantil, com subsídios de trabalhar com formações específicas para o Berçário, Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II. Ao todo, serão 10 encontros para cada nível, intercalando teoria e prática. A formação dos professores segue até o final de julho, para no mês de agosto, iniciar as ações dentro das escolas, com os alunos.