A Prefeitura de Passo Fundo apresentou para a comunidade o Projeto Literatura em Diálogo, que consiste na aproximação dos leitores da cidade com obras literárias

A Prefeitura de Passo Fundo apresentou para a comunidade o Projeto Literatura em Diálogo, que consiste na aproximação dos leitores da cidade com obras literárias, além de proporcionar um momento de encontro para a discussão e aprofundamento da leitura de forma coletiva. O ato foi realizado na noite de quarta-feira (10), na Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski.
Na primeira edição do encontro, 40 alunos do Colégio Tiradentes de Passo Fundo participaram voluntariamente e realizaram a leitura do livro de Gabriel García Márquez, Cem Anos de Solidão. A discussão foi mediada pela professora e doutora, Ivânia Campigotto Aquino.
Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, a importância da movimentação literária na Biblioteca é a forma de aproximar as pessoas da literatura. “Precisamos a cada dia desmitificar a situação de que uma biblioteca é depósito de livros, estamos aqui hoje construindo está realidade de encontro, e de debate, de aprofundamento de uma obra literária, do compartilhamento, de encontrar entendimentos de grandes obras de forma coletiva” explicou o secretário.
Cem Anos de Solidão é considerado o mais importante livro escrito em língua hispânica depois de “Dom Quixote”, do espanhol Miguel de Cervantes. Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, o livro de Gabriel García Márquez é um clássico da literatura mundial. Escritor, jornalista, editor e ativista político, o Gabo, como era conhecido, nasceu no dia 6 de março de 1927, em Aracataca, Colômbia. A obra referência foi recebeu o Prêmio Nobel de Literatura pelo conjunto do romance, classificado pelo estilo literário do realismo mágico.
“O desafio foi aceito pelos alunos de forma contagiante, mesmo com tarefas dos estudos regulares em turno integral, cada um encontrou tempo para dissecar as páginas do livro para amplificarem seu conhecimento” contou a coordenadora pedagógica do Colégio Tiradentes, Janice Maria Enderli.
A aluna Stéfani Fontanive, do 2º ano do Ensino Médio, aprovou a iniciativa. “Após a leitura do livro, o diálogo complementa o entendimento, auxilia na percepção de detalhes da leitura da obra, além de contribuir em conhecimento” contou a aluna.
O próximo encontro do Projeto Literatura em Diálogo será destinado ao público infantil, no mês de novembro. A obra escolhida é O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. Informações para a participação e esclarecimentos podem ser obtidas pelo telefone (54) 3311-1128 ou (54) 3316-7262.