Semana Pedagógica de Passo Fundo inicia na segunda-feira
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação, a professora Rosimar Esquinsani, a Semana será importante para dar continuidade a formação e qualificação dos professores, o que resulta na melhoria do ensino como um todo. “Acreditamos que a rede de educação municipal de Passo Fundo é muito respeitada. A formação sempre teve o respaldo dos pais. Nunca tivemos problemas com a comunidade escolar. Isso por que a rede é bastante qualificada, muito em função das várias etapas de formação pedagógica que já foram realizadas”, declarou Rosimar.
Ainda, segundo a coordenadora, as oficinas que serão oferecidas durante a semana serão ministradas, em sua maioria, por professores da própria rede. “No ano passado, fizemos uma pesquisa com os nossos professores, questionando o que queriam e o que precisam ouvir. Fechamos a programação da semana em cima das solicitações deles mesmos”, explicou.
Durante a semana, que acontece de 21 a 25 de julho, nos turnos da manhã e tarde, os professores participarão de 16 oficinas, sendo 10 ministradas por professores do próprio município e 6 por professores de outros municípios, como Santo Ângelo, Selbach, Lagoa Vermelha e Porto Alegre.
Cerca de 1.200 professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil devem participar da formação. Durante a semana, os alunos do Ensino Fundamental permanecem em recesso escolar. Algumas escolas de Educação Infantil funcionarão em sistema de plantão, ou seja, com a participação de assistentes em educação.
A Semana tem como tema geral a “Inclusão como meta – a escola de educação básica e a diversidade” e faz parte do Programa de Formação Docente Continuada Novos Paradigmas do Processo de Ensino e Aprendizagem (2013-2016).