Seminário dialoga com o pensamento de Paulo Freire

A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Coordenadoria da Universidade Popular, comemora os 50 anos da experiência de Paulo Freire em alfabetização desenvolvendo o Seminário de Formação Continuada da Experiência de Paulo Freire com a Alfabetização de Jovens e Adultos: “Dialogando com o Pensamento de Paulo Freire”, conjuntamente com a 7ª Coordenadoria de Educação.
O Seminário iniciou no dia 13 deste mês. tendo como palestrante a Doutoranda e Mestre em Educação, professora Alexandra Ferronato Beatrici, que abordou o tema:”Paulo Freire – Biografia e Pensamento”, sempre relacionando-o com a realidade atual e os desafios da EJA, como modalidade de educação. Alexandra destacou a importância de memorar Paulo Freire, por se tratar de um grande educador brasileiro.
Haverá mais seis encontros mensais compondo o seminário, em abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro. Reolhar Paulo Freire como partícipe de nova práxis, identificar e “pedagogizar” os conflitos hoje presentes no campo da educação de jovens, adultos e idosos é o resultado que se espera deste Seminário, segundo a Diretora do Núcleo da EJA, Simone Siqueira.
Realçando um dos pensamentos essenciais do educador brasileiro, a Coordenadora da Universidade Popular, Nalú Cordeiro de Mello, pontua o dizer de Freire de que a história é uma possibilidade e não uma determinação, ou seja: “O mundo não é. O mundo está sendo” (Educação Como Prática de Liberdade. Pág.76), evidenciando a importância de manterse constante o diálogo em educação.