Crianças podem manusear tablets e expressar a criatividade dentro do estande da Prefeitura de Passo Fundo

Na manhã de quarta-feira, 28, as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz foram as primeiras a experimentar as possibilidades oferecidas pelo estande da Prefeitura de Passo Fundo na 15a Jornada Nacional de Literatura. Os jovens manusearam tablets, desenharam em folhas de ofício, brincaram com massa de modelar, jogaram o ";jogo da velha"; com pufes e utilizaram uma grande lousa branca para expressar sua criatividade. Pensado para receber de forma acolhedora os visitantes da Jornada, o estande da Prefeitura proporciona atividades recreativas, educativas e interativas a quem passar pelo local.
Conforme o secretário de Educação, Edemilson Brandão, o espaço conta com materiais que buscam despertar nas crianças a interação intuitiva. “São pufes que formam um grande jogo da velha, visando o estímulo ao pensar. Há uma mesa que imita uma paleta de cores, para que as crianças possam expressar sua criatividade, além de um mural para desenhos livres”, destaca o secretário.
O estande também apresenta mobiliários que vão estar nas novas bibliotecas das escolas municipais, e que possuem uma concepção diferente dos tradicionais ambientes das escolas. “Não se trata de, apenas, um mobiliário. Envolve a preocupação com a interação com o meio em que estão, de forma pedagógica”, esclarece Edemilson.
No espaço da Prefeitura na Jornada também são apresentas em vídeo as escolas municipais de ensino infantil e fundamental, as que estão sendo construídas e os projetos das novas bibliotecas. Há distribuição de material informativo, abordando as principais ações de governo, especialmente no que diz respeito às questões que envolvem a literatura na cidade.