Escritores e shows encantam alunos de escolas públicas e particulares durante a Jornadinha

Centenas de crianças de escolas públicas e particulares de Passo Fundo participaram nesta quarta-feira, 28, do primeiro dia da 7a Jornadinha Nacional de Literatura. A programação iniciou às 9h com a sessão de abertura, seguindo às 10h com um bate papo que reuniu os escritores Eva Furnari, Mary e Eliardo França. Às 10h45min, foi momento do show musical Par ou Ímpar, com Kleiton & Kledir e o grupo Tholl.
Para os educadores, a participação dos estudantes no evento consolida o trabalho feito nas escolas. “A Jornada vem para desenvolver o gosto pela leitura, e a criatividade dos alunos, através da escrita, do desenho ou da fala. Aqui, as crianças alcançam o mundo letrado e da autonomia através da leitura”, declarou a professora, Beatriz Gomes, da EMEF Zeferino Demétrio Costi, do bairro Popular.
Pela segunda vez na Jornadinha, o estudante da terceira série da EMEF, Pedro Padilha, de oito anos, afirmou estar empolgado com a experiência. “Aqui conhecemos mais livros e mais autores, como a Eva Furnari. Eu só tinha feito trabalhos na escola com as obras dela e, hoje, posso vê-la de perto”, comentou Pedro.
Durante o período da tarde, os participantes da Jornadinha podem conversar com escritores nas lonas azul, amarela, verde e vermelha, em sistema de rodízio. Na tarde desta quarta, 13 autores e contadores de histórias participaram das atividades.