Circo de cultura lotado para o debate sobre corpo, sexualidade e afeto

Circo de cultura lotado para o debate sobre corpo, sexualidade e afeto

As atrações da 15ª Jornada Nacional de Literatura têm lotado a lona principal de cultura, na Universidade de Passo Fundo. Nesta quarta-feira, 28, o palco de debates foi composto por gigantes da literatura corporal, debatendo sobre corpo, sexualidade e afeto com Diana Corso, Laura Muller e Mirian Goldenberg. O encontro foi mediado por Inácio de Loyola Brandão e Luciana Savaget.

Laura Muller esclareceu as principais dúvidas sobre sexo, principalmente se tratando de jovens. “A sexualidade começa geralmente entre os 15 e 16 anos em ambos os gêneros. Cabe aos pais, à escola e  aos adultos de confiança esclarecer dúvidas e orientá-los”, explica. “É comum surgirem dúvidas e mais dúvidas sobre sexo na pré-adolescência e na adolescência. E também na idade adulta e na terceira idade. Esclarecê-las torna tudo mais saudável, responsável e prazeroso”, completa Laura.

A psicanalista Diana Corso falou sobre o corpo, a adolescência e a dificuldade de aceitação. “Todo mundo quer ser adolescente, menos o mesmo. São tantas dúvidas, que acabam dificultando o desenvolvimento do jovem”, disse.

Mirim Goldemberg retratou a trajetória feminina de lutas e vitórias relatando sua tese de Doutorado sobre Leila Diniz, que segundo ela, foi uma personalidade que quebrou tabus em uma época de repressão machista. “A igualdade de gêneros é algo que tem ganhado força dentre os anos, toda mulher é um pouco Leila Diniz, toda mulher pode quebrar tabus”, afirma.

A plateia se divertiu com as perguntas direcionadas aos palestrantes. O aluno de mestrado em Letras da Universidade de Passo Fundo, Luan Fogolari, destacou que o aprendizado e a vivência dentro do circo de cultura têm aumentado o prazer em prestigiar o evento.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 28 de agosto de 2013.