1ª Olimpíada de Programação de Computadores acontece neste fim de semana
A ação inédita no Sul do País, e que acompanha um movimento internacional de desenvolvimento de habilidades de programação de computadores por crianças, será promovida pela Prefeitura de Passo Fundo e Universidade de Passo Fundo (UPF) no próximo sábado (3).
Promover a introdução de programação de computadores aos alunos com novas formas de utilização de recursos e criação, bem como proporcionar novos desafios e aproximar a Universidade das redes públicas de ensino são os principais objetivos da primeira edição da OPCEEF – Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental.
O evento espera receber 200 crianças de toda a rede pública de ensino. Segundo um dos idealizadores, o professor doutor Adriano Canabarro Teixeira, a iniciativa é desafiadora. “A ideia é qualificar e complexificar os processos de inclusão digital, entendida como o desenvolvimento de capacidades autoriais e de comunicação por meio das tecnologias digitais presentes no cotidiano das pessoas. Em uma sociedade cuja a tecnologia tem papel central, programar computadores é a máxima expressão de autoria”, ponderou.
A realização da Olimpíada será o ápice de um processo de quatro meses de preparação, em que 13 escolas de Passo Fundo e região construíram habilidades de programação de computadores usando o software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
O evento é organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, Mutirão pela Inclusão Digital e Projeto de Interação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática. A realização conta com a parceria da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria Municipal de Educação, e da Universidade de Passo Fundo, através dos cursos de Computação e Matemática.
1ª Olimpíada de Programação de Computadores para Estudantes do Ensino Fundamental
Data: 03 de agosto de 2013
Horário: das 8h às 12h
Local: Auditório da FEAC, no Campus I da UPF
Site: http://olimpiada.mutirao.upf.br/