Secretaria Municipal de Educação pode integrar Central de Matrículas

Secretaria Municipal de Educação pode integrar Central de Matrículas

A primeira reunião para firmar uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a 7ª Coordenadoria Regional de Educação foi realizada com boas perspectivas de trabalho compartilhado. O objetivo é que o município passe a integrar a Central de Matrículas, que funciona há mais de um ano em Passo Fundo e já tornou-se referência para as matrículas dos alunos que usufruem
das escolas do Estado.

";A Central é um instrumento que democratiza o acesso à escola pública, dignifica a possibilidade dos pais encontrarem um local para os filhos estudarem de acordo com um zoneamento. Nós estamos felizes em estar aqui com o secretário de Educação para celebrar esse novo momento do município e do Estado, garantindo um direito fundamental que é o acesso a escola";, ressaltou a coordenadora da  7ª CRE, Marlene Silvestrin.

As centrais existem em 11 municípios gaúchos, todas em cidades com mais de 100 mil habitantes. Com a centralização das vagas da escola pública em um local, será mais fácil fazer a logística de distribuição dos alunos nas instituições e, principalmente, evitar as demandas de lotação em determinados pontos de ensino.

Para o secretário municipal de Educação, Edemilson Brandão, a educação é um sistema coletivo, pois não se pode pensar no futuro da educação sem pensar no todo. ";É preciso planejar e conhecer a realidade das ofertas educacionais. A primeira mudança que fizemos foi mapear as escolas municipais, estaduais e particulares na cidade, trabalho que ainda estamos construindo. As pessoas precisam descobrir que há uma rede e como ela esta configurada. Quero trabalhar com um sistema de educação e esse sistema inclui o ensino como um todo. A parceria com o Estado só vem a beneficiar este caminho";, disse.

Durante o encontro, a coordenadora de demandas escolares da Secretaria Estadual de Educação, Marcia Sulzbacher, destacou que o processo das centrais torna-se completo apenas quando o município e o Estado unem-se para trabalhar juntos. ";Com muita alegria viemos fazer esta visita e convidar a Secretaria para participar da Central de Matrículas, pois ela cumpre seu objetivo quando as duas esferas estão juntas no processo. Temos assim uma transparência maior para critérios de acesso à essa e, com certeza, contribui muito para população que tem a possibilidade de acessar a rede pública";, frisou.

A formalização do convênio e a afirmação dos documentos está sendo encaminhada nos trâmites da Prefeitura. O próximo encontro está agendado para acontecer em março.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de janeiro de 2013.