Uma “Merenda Farroupilha” nas Escolas Municipais

Uma “Merenda Farroupilha” nas Escolas Municipais


Com o objetivo de incentivar as comemorações farroupilhas, a Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Nutrição Escolar, preparou um café de chaleira especial para todas as escolas da rede municipal de ensino.

Na escola Coronel Sebastião Rocha, há uma semana os alunos vêm realizando atividades pedagógicas voltadas às tradições gaúchas e na manhã de hoje eles puderem degustar o café de chaleira além de dançar e confraternizar com os colegas, aprendendo de uma maneira prazerosa a valorizar os costumes do Rio Grande do Sul. Para a diretora da escola, Maria Dirlei Domingues, este compromisso da Prefeitura Municipal com a merenda escolar é muito positivo. “A prefeitura tem essa preocupação de fazer com que as crianças valorizem as tradições. E não é somente na Semana Farroupilha, mas em outras datas comemorativas como São João e Dia das Crianças a prefeitura também fornece uma merenda especial, e eu considero isso muito importante.”

Segundo o Coordenador de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação (SME), Fábio Amarante, para esta Semana Farroupilha foram distribuídos nas escolas um total de 200kg de café, 600kg de feijão, 600kg de farinha de trigo, 250kg de farinha de mandioca, 550kg de arroz, 200 unidades de óleo, 500kg de carne, 500kg de linguiça, 200 dúzias de ovos, além de produtos da agricultura familiar como repolho, alface, etc. Tudo para que as crianças pudessem desfrutar de um típico café de chaleira.

O “Kit Farroupilha” foi implantado nas escolas municipais em 2011 e, no mesmo ano, as merendeiras receberam orientações necessárias para o preparo dos itens alimentícios que normalmente não são utilizados no cardápio.

A qualidade da merenda escolar bem como do atendimento aos alunos da rede municipal de ensino tem sido uma preocupação constante da atual Administração, por esta razão, somente em 2012 está sendo investido R$1,8 milhão com a alimentação dos alunos, sendo servidas cerca de 460 mil refeições por mês, inclusive para alunos do EJA, Programa Mais Educação, escolas filantrópicas e casas de acolhimento da Secretaria de Cidadania e Assistência Social.






Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 19 de setembro de 2012.