Os dados de 2011 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram divulgados, mostrando que as escolas da Rede Municipal de Ensino superaram a meta prevista.

Tendo a formação continuada de professores como um dos pilares para a qualificação da educação municipal, a Secretaria de Educação (SME) já vem alcançando os resultados planejados pelo prefeito Airton Dipp. Durante o mês de agosto, os dados de 2011 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foram divulgados, mostrando que as escolas da Rede Municipal de Ensino superaram a meta prevista.
A secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou que a média geral na Rede Municipal de Ensino foi de 4,9, sendo que a meta para 2011 era de 4,8. “Como rede pública de ensino estamos felizes por atingir e superar a meta prevista. Alcançamos o que a nossa administração tinha projetado”, disse.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 12 escolas ficaram acima da meta projetada para 2011, e 2 ficaram na média. Os anos finais do Ensino Fundamental também tiveram o mesmo desempenho, com 11 escolas ficando acima da meta projetada e 2 conseguindo a média estipulada.
Sobre a responsabilidade das escolas nesse processo, a coordenadora de Educação da SME, professora Maria Salete Telles, ressaltou o comprometimento das equipes gestoras e dos professores das escolas municipais. “Eles trabalham todo o contexto social, indo além dos "muros" das escolas. Os pais, juntamente com a comunidade e os alunos, também são responsáveis por esse sucesso”, disse.
De acordo com ela, esses números são resultado de um forte trabalho na formação continuada de professores, realizada com ênfase desde o ano de 2005. “Com essa formação nossos professores estão re-significando constantemente suas práticas pedagógicas”, frisou.
O que é o Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007, numa iniciativa de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar obtidos no Censo Escolar, e sobre as médias de desempenho nas avaliações do Inep: o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para as unidades da federação e para o país, e a Provinha Brasil, para os municípios.