Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta completa um ano

Na tarde desta segunda-feira, a comunidade passo-fundense comemorou um ano de funcionamento de um dos melhores espaços de promoção do livro e da leitura no município, o quiosque de leitura Roberto Pirovano Zanatta, na praça Antonino Xavier. Integrando as comemorações dos 155 anos de emancipação político administrativa do município de Passo Fundo, o prefeito Airton Dipp destacou o evento como um dos mais importantes da programação, pois o espaço homenageia o pequeno escritor Roberto Pirovano Zanatta, que lamentavelmente faleceu no dia 19 de novembro de 2008, vítima de um tumor cerebral, aos 10 anos de idade.
“Ele deixou um legado para Passo Fundo, um ambiente de educação, cultura e lazer, que está incentivando outros jovens à seguirem seu mesmo caminho na área da literatura”, disse ele.
Localizado no Largo da Literatura Brasileira, em frente ao Hospital da Cidade, o quiosque de leitura Roberto Pirovano Zanatta conta com inúmeras obras literárias e acesso à Internet, além de monitoras da Prefeitura que realizam oficinas e contam histórias. O espaço foi inaugurado no último aniversário do município, em 2011, numa parceria entre a Prefeitura Municipal via Universidade Popular da Secretaria de Educação, e o Instituto Roberto Pirovano Zanatta.
Durante o evento desta segunda-feira, a secretária de Educação, professora Vera Vieira, ressaltou que esse espaço veio para ficar, principalmente pela participação dos pais do pequeno Roberto, Claudio e Raquel Zanatta, que juntos administram o local valorizando ainda mais a parceria.
Na presença de autoridades e de familiares e amigos do pequeno escritor, seu pai, Claudio Zanatta, salientou as várias atividades que já foram realizadas ao longo deste primeiro ano do quiosque, como o Troca-troca de Livros, que mensalmente é realizado; atividades na semana da criança e na do Natal; e a festa do Saci, realizada no mês de outubro.
Sobre a comemoração de um ano de atividades, Zanatta disse lembrar do filho ao olhar para as várias crianças que estavam ali presentes se divertindo. Roberto Pirovano Zanatta escreveu seis livros. O quiosque fica aberto de segunda a sexta-feira, das 12h e 30min às 18h e 30min, e no sábado e domingo das 14h às 19 horas.