“Passo Fundo é um exemplo pro Brasil” diz Frei Betto

Frei Betto visita a cidade e elogia o incentivo a cultura e os projetos literários.



    Nesta quinta-feira pela manhã Frei Betto realizou uma coletiva para a imprensa na sala de visitas do hotel San Silvestre. Em 45 minutos de conversa foram debatidos temas como internet, novas tecnologias, política, escola, aprendizado, crianças, governo, ditadura militar, Passo Fundo e ainda muitos outros, mostrando a inteligência do importante escritor brasileiro.
    Quando indagado sobre a cidade e as ideias que ele teria para podermos continuar sustentando o município como a Capital Nacional da Literatura, Frei Betto não exitou: “Passo Fundo é um exemplo pro Brasil, é preciso que vocês consigam socializar isso no país. A Jornada de Literatura já é um evento nacional, mas é preciso mostrar esse dia a dia. A prefeitura precisa investir nessa publicidade, mostrar para o Brasil essas iniciativas.” Ele ainda citou projetos como O Fabuloso e o Largo da Literatura. “Vocês têm o símbolo da literatura como ponto central da cidade e isso é muito importante.” Sobre os incentivos necessários à população, ressaltou a identidade literária que ainda precisa ser fomentada: “É preciso ter uma auto-estima literária, assim como algumas cidades do Rio Grande do Sul têm a auto-estima viticultora.”
    Entre os assuntos abordados Frei Betto ressaltou a importância de serem implantadas novas tecnologias nas escolas e o quanto a internet é importante em um Brasil onde apenas metade dos municípios possuem biblioteca pública, porém ele lembrou: “A internet é um baú de ossos, para montar o esqueleto não é fácil. É preciso ter um objetivo, se não você não assimila nada.” Ele ainda citou a importância do trabalho de leitura com os bebês, incentivando-os desde cedo, bem como unir a prática de redação nas escolas ao hábito de escrever pequenos livros. “São pequenas iniciativas, muito simples, que a gente tem que valorizar”, declarou.  
    Ao ser indagado sobre o governo e a sua participação a frente do projeto Fome Zero, Frei Betto comentou sobre as melhorias no país e o quanto as pessoas estão tendo acesso a bens e serviços que antes não tinham, “isso é muito positivo. Considero o governo Lula e o governo Dilma um fenômeno no cenário sul-americano.”
    A vinda de Frei Betto à cidade é um incentivo da Prefeitura Municipal e da Comissão Municipal do Livro e da Leitura e tem como objetivo sensibilizar entidades para aderirem ao Plano Municipal do Livro e Leitura do município. Segundo a Coordenadora da Universidade Popular, Maria Augusta D"Arienzo, é preciso conservar Passo Fundo como o município com o maior índice de leitura do país, “precisamos manter ou aumentar o índice de 6.5 livros por habitante ao ano”, considerou. Ela achou positiva a reunião técnica que aconteceu ontem a tarde com o Frei Betto e a Comissão Municipal do Livro e da Literatura no teatro do Sesc e ainda mais positivo o evento que ocorreu ontem a noite no centro de eventos da escola Menino Jesus: “superamos todos os objetivos. Cerca de 600 pessoas puderam escutar o Frei Betto e conhecer melhor o Plano Municipal do Livro e da Leitura.”   
    O Plano Municipal do Livro e Leitura foi implantado no município pelo prefeito Airton Dipp no ano de 2009 durante a abertura da Jornada Nacional de Literatura. Ontem a tarde, participando da reunião com o Frei Betto, o prefeito  destacou que hoje, esse plano é uma realidade, dizendo que a sociedade está se envolvendo com ações de leitura, passando do livro impresso até o eletrônico, em diferentes gêneros. Ele ainda salientou que a reunião veio ao encontro da necessidade de consolidar Passo Fundo como Capital Nacional da Literatura, além da necessidade de formar leitores críticos eficientes. Ao agradecer a presença de Frei Betto, destacou: “Somente a sua presença já é um incentivo à leitura.”
    
    

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 3 de maio de 2012.