O livro é um sucesso em todo Brasil e foi adaptado para filme com roteiro de Paulo Halm e direção de Ana Luiza Azevedo

A obra do escritor, jornalista e roteirista Marcelo Carneiro da Cunha foi debatida em mais uma edição do Projeto Livro do Mês, nesta manhã de segunda-feira (25), no teatro do SESC. Uma parceria da Prefeitura Municipal via Secretaria de Educação e UPF – Mundo da Leitura.
Estiveram participando do encontro os alunos das escolas municipais, Leão Nunes de Castro, Benoni Rosado, Helena Salton, Georgina Rosado, e Dyógenes Martins Pinto. Durante o debate os alunos puderam perguntar sobre o livro, de maneira informal e saber mais sobre a vida do autor.
Cunha falou que o cinema, a música e a literatura foram feitos para mudar as pessoas, para fazê-las pensar e acrescentou o quanto Passo Fundo se destaca nesses aspectos. “Gosto muito de vir a Passo Fundo, aqui não é o livro ou o autor, aqui se valoriza a leitura”, comenta.
Alessandro de 13 anos, que estuda na Escola Georgina Rosado falou sobre sua admiração pelo escritor. “Eu me vi nele, imagino as coisas que ele imaginou para escrever o livro. Marcelo me fez pensar além do óbvio”, afirma.
Antes que o mundo acabe conta a história de Daniel, um menino de 15 anos, mergulhado em seu pequeno mundo com problemas que parecem insolúveis: uma namorada que não sabe o que quer, um amigo que está sendo acusado de ladrão e uma pequena cidade que vai ter que ser deixada pra trás.
Tudo acontece quando ele recebe uma carta do pai que nunca conheceu e já nem lembrava que existia. Através das cartas e fotos enviadas pelo pai, Daniel descobre que o mundo é bem maior do que aquele que até então conhecia. Maria Clara, a irmã pequena de Daniel, observa tudo o que acontece à sua volta e, com um olhar crítico, narra esta história. Uma história em que parece que tudo vai acabar: os ursos negros, o suco de laranja, as tribos poliândricas e a pacata vida em São Pedro do Sul.
O livro é um sucesso em todo Brasil e foi adaptado para filme com roteiro de Paulo Halm e direção de Ana Luiza Azevedo.