Brasil Alfabetizado: UP ainda forma novas turmas
Iniciam nesta segunda-feira à noite as aulas do Programa Brasil Alfabetizado oferecidos pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, através da Universidade Popular (UP) da Secretaria de Educação (SME). Mas ainda há tempo para alfabetizadores voluntários que queiram formar novas turmas em seus bairros entrarem em contato com a secretaria.
De acordo com a secretária de Educação, professora Vera Vieira, foram formadas até o momento 15 turmas espalhadas por diversos bairros do município. Nos próximos oito meses, jovens, idosos e adultos receberão 10 horas semanais de aula. Vera disse ainda, que no ano de 2009, 126 alunos concluíram essa etapa, sendo que para 2012 a meta é alfabetizar 450 pessoas.
Sobre os alfabetizadores voluntários que ainda queiram formar turmas, Vera disse que o Governo Federal, parceiro no projeto, paga uma bolsa auxílio de R$ 250,00 por turma de 14 alunos ao alfabetizador. A coordenadora da UP, professora Maria Augusta D"Arienzo, ressaltou que a secretaria é responsável pela formação pedagógica dos alfabetizadores, sendo que na última semana eles receberam uma formação inicial de 40 horas. Ao longo dos oitos meses, os alfabetizadores voluntários também participarão de encontros para formação continuada.
A coordenadora disse ainda que em função dos dados do IBGE disponibilizados no ano passado, que apontaram índices de analfabetismo importantes em regiões específicas da cidade, a UP está entrando em contato com lideranças desses locais visando a formação de novas turmas de alfabetização.
Para mais informações sobre como se tornar um alfabetizador voluntário, os interessados devem ligar na UP através do (54) 331672 e (54) 33167212.