Prefeitura oferece EJA com qualificação profissional

Prefeitura oferece EJA com qualificação profissional



Concluir o Ensino Fundamental e aprender um ofício para ter nova profissão. Esta é a proposta da Educação de Jovens e Adultos, oferecida pela Secretaria de Educação, em Passo Fundo, que atende hoje 450 alunos. Numa parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, a Prefeitura Municipal, disponibiliza também um curso de capacitação na área da Construção Civil e está habilitando para a profissão, 90 pessoas.
As aulas do EJA acontecem todas as noites, em 3 escolas: São Luiz Gonzaga, Dyógenes Martins Pinto e Daniel Dipp. Os encontros do ensino profissionalizante, que fazem parte do ProEJA, programa que acontece em paralelo ao ensino regular, são realizados a cada 15 dias e a Prefeitura fornece o transporte dos alunos até o instituto. O Ifet oferece as aulas e a formação continuada dos professores do município, além do Ministério da Educação dar uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 por mês aos alunos participantes. O curso têm duração de um ano e meio.
Conforme a secretária de Educação,Vera Vieira, o ingresso no Proeja é feito por intermédio do encaminhamento dos alunos que estão nos níveis 5 e 6 do EJA. “Os alunos que demonstram interesse são encaminhados ao curso profissionalizante, onde eles frequentam as aulas a cada 15 dias. Assumimos um compromisso de governo de proporcionar qualificação profissional e estamos cumprindo com nossa proposta”, disse, completando que a escolha deste ramo de atividade foi feita com base na identificação da demanda no setor em Passo Fundo.
Quem tiver interesse em ingressar no EJA é preciso procurar as escolas participantes para se inscrever.  Os candidatos devem ter 15 anos ou mais, e levar para fazer a inscrição cópia e o original dos documentos de identidade, comprovante de endereço, histórico escolar, CPF e uma foto 3x4.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 13 de julho de 2010.