SME realizou capacitação sobre inclusão na Educação Infantil

SME realizou capacitação sobre inclusão na Educação Infantil



A Secretaria de Educação de Passo Fundo, promoveu nesta quinta-feira o seminário “Tecendo Aprendizagens dentro da diversidade na educação Infantil”. O evento, que aconteceu no auditório do Colégio Notre Dame, reuniu gestores e professores das 26 escolas municipais de Educação Infantil.
O encontro, que faz parte do projeto de formação continuada da SME, teve o objetivo de oferecer suporte aos educadores da educação infantil para a construção de conhecimentos à serem aplicados na educação especial com a perspectiva da educação inclusiva.  O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Rene Cecconello, frisou que momentos como esse são indispensáveis para ajudar a construir um futuro melhor para as crianças da Rede Municipal de Ensino. “Além do trabalho cotidiano com a comunidade escolar, também são importantes atividades nesse sentido, para conhecer outras experiências e trocar idéias”, disse. Sobre a educação infantil, ele lembrou que no final do ano de 2009, nas assembléias do Orçamento Cidadão Participativo, envolvendo 27 regiões do município, a população de nove dessas comunidades votou como prioridade a ampliação das escolas de educação infantil já existentes, ou a construção de novas. “Estamos em busca dessa ampliação para que mais crianças possam ser atendidas”, disse.
Na oportunidade, a secretária de Educação, disse que o Governo Dipp/Cecconello tem o compromisso com a inclusão social e educacional, e sendo assim, investe no programa de formação continuada da Rede Municipal de Ensino para um atendimento de qualidade, que inclua nas classes comuns do ensino regular os alunos com deficiência.
Após a cerimônia de abertura, aconteceu a palestra “Processos Inclusivos na Educação Infantil”, com a professora da Secretaria de Educação do município de Porto Alegre, Ana Maira Zortéa, que enfatizou que seu principal objetivo do dia era dividir sua convicção aos profissionais das escolas de educação infantil do município, de que a inclusão é um caminho,.
À tarde também aconteceu a explanação do trabalho da Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias, além de mais uma apresentação com  Ana Zortéa, dessa vez sob o tema “Reflexões sobre a prática inclusiva no município de Porto Alegre”.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de abril de 2010.