Crianças celebram Monteiro Lobato no Largo da Literatura

O Largo da Literatura esteve em festa nesta sexta-feira. Em comemoração ao aniversário de nascimento de Monteiro Lobato e do dia Nacional da Literatura Infanto-Juvenil, ambos do dia 18 de abril, alunos da Escola Municipal Zeferino Demétrio Costi – SESI, e da Escola Estadual Monteiro Lobato participaram das atividades.

O Largo da Literatura esteve em festa nesta sexta-feira. Em comemoração  ao aniversário de nascimento de Monteiro Lobato e do dia Nacional da Literatura Infanto-Juvenil, ambos do dia 18 de abril,  alunos da Escola Municipal Zeferino Demétrio Costi – SESI, e da Escola Estadual Monteiro Lobato participaram das atividades. Além de apresentações artísticas, as crianças acompanharam na arena do Largo, o professor Eládio Weschenfelder, que caracterizado de Monteiro lobato, explanou sobre sua vida e seus principais personagens, dentre eles, o Saci e os do Sítio do Pica Pau Amarelo. Também durante a festa literária, os alunos da Monteiro Lobato falaram citações do escritor, e os da Zeferino Demétrio Costi, declamaram versos de Lobato.
A aluna da 5ª série da Monteiro Lobato, Emilli Correia da Silva, que estava inclusive vestida de Emília, personagem do Sítio do Pica Pau Amarelo, contou que adorou as atividades, principalmente as Caixas de Micro-espetáculos levadas pela equipe do Mundo da Leitura da UPF. Essas caixas são apresentações teatrais de pequena duração, realizadas com bonecos. Ela contou ainda que sempre foi fã do Sítio, e que o fato de seu nome ser parecido com o da personagem Emília ajudou nisso. “Também tivemos aulas diferentes na escola, que foram divertidas e nos ensinaram mais sobre Monteiro Lobato”, disse ela, que na oportunidade conheceu o Largo da Literatura.
A secretária de Educação, professora Vera Vieira, destacou que atividades semelhantes estão programadas para o ano inteiro, sendo um dos objetivos da atual administração, promover a leitura entre as crianças.
Sobre a preparação para o evento, a professora de português da 4ª série da Escola Municipal Zeferino Costi, Valderez Pomartti, frisou que há 15 dias os alunos vinham se preparando em sala de aula para o evento. A educadora aproveitou enquanto passava a biografia de Monteiro Lobato aos alunos, de realizar uma atividade sobre a biografia de cada um deles através de uma redação, o que possibilitou de eles conhecer melhor a vida dos colegas.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 16 de abril de 2010.