A Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo e a ONG Junior Chamer International – JCI Passo Fundo, vão oferecer gratuitamente cursos semanais de informática básica .

Representando o prefeito Airton Dipp, o secretário de gabinete, Giovani Corralo, destacou esse novo processo de alfabetização, que é a inclusão digital. “Estamos possibilitando o aproveitamento desse espaço ao máximo, oferecendo capacitação e cultura à comunidade passo-fundense”, disse.
A secretária de Educação, professora Vera Vieira, explicou que os cursos serão divididos em dois módulos, Alfabetização e Letramento Digital. O primeiro visa oferecer noções básicas do computador, como navegação na web e utilização do e-mail, com o foco voltado ao mercado de trabalho. Já o de Letramento tem por finalidade desenvolver competências ligadas especificamente à formação de leitores. Serão quatro alunos por manhã em cinco módulos, um por dia. No final do curso os alunos ainda ganharão um certificado de participação.
A coordenadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo, doutora Tânia Rösing, ressaltou que esse curso será uma ferramenta dos alunos para o mercado de trabalho: “Os jovens devem saber ler para sonhar e digitar para sobreviver”, exaltou ela. Já a presidenta da JCI Passo Fundo, Graciela Colle, falou da oportunidade de se envolver em projetos como esse, em prol de uma sociedade melhor.
O Ponto de Leitura do Largo da Literatura objetiva consolidar cada vez mais Passo Fundo como Capital Nacional da Literatura. O espaço oferece livros para consulta e empréstimo, além de acesso à Internet. O Largo da Literatura, está localizado na Praça Armando Sbeghen, um local histórico na formação da cidade.